Visitas técnicas ampliam horizontes

O modelo de ensino da Faculdade Cambury estimula imersões em empresas, que são referências para o mercado. As visitas técnicas têm por objetivo aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes do curso de Design de Interiores. Afinal, a sala de aula não se restringe as quatro paredes.

As empresas escolhidas, parceiras da faculdade e do corpo docente, exercem o papel de formadores de valores, carreiras e experimentos dos profissionais da comunidade acadêmica envolvida. Tais empresas cedem seu know-how e espaço para que os professores orientem os alunos da Cambury através da troca de experiências e a constante atualização do mercado, independente da área visitada; como por exemplo: botânicas e viveiros nas aulas de paisagismo, lojas de mobiliário nas aulas de história, empresas de iluminação, acabamentos e construção nas aulas de projeto residencial, comercial ou gerenciamento de obras.

O curso de Design de Interiores da Faculdade Cambury, por oferecer um processo de ensino teórico-prático voltado integralmente para a introdução de seus alunos nesse mercado de trabalho tão concorrido em Goiânia e no Brasil, tem a ciência de que essas visitas técnicas tem papel fundamental para contribuir com a formação dos nossos futuros profissionais, mostrando sua importância para os acadêmicos que precisam do espaço para desenvolvimento de estudos e pesquisas e para que os mesmos possam se atualizar em alguma área específica. Assim, deslocar-se às empresas durante a realização do curso, promove a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala e relacioná-los com as aplicações do dia a dia de um projeto técnico ou obra.

A junção entre visitas técnicas e as práticas desenvolvidas em sala de aula, juntamente com as disciplinas da Prática Cambury de Aprendizagem (PCA) visam o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla, fazendo com que nossos alunos consigam enxergar melhor um dos caminhos que eles podem escolher dentro do imenso campo que é o Design de Interiores, dos quais podemos citar: paisagismo, projeto de interiores, projeto de iluminação, projeto de mobiliário planejado ou até gerenciamento de obras.

Fica o nosso agradecimento às empresas que ofereceram aos acadêmicos essa oportunidade, em especial à Botânica Garden Center e ao Armazém da Decoração, visitadas respectivamente pelos alunos do 3º e 1º períodos, supervisionados pelas professoras Beatriz Oliveira e Ana Paula Zimmermann, nas disciplinas de Projeto de Paisagismo e História da Arte e do Mobiliário. Ambas as empresas atuam no mercado de Goiânia e região há vários anos e contam com profissionais especializados.

Botânica Garden Center

A Botânica Garden Center – produtora e fornecedora de plantas, insumos, vasos e outros para toda a cidade de Goiânia, parceira das aulas de paisagismo da Escola de Design há vários semestres; disponibiliza o viveiro e seus funcionários – muito educados e pacientes por sinal; para que os alunos possam reconhecer as vegetações ali vendidas e produzidas, além de auxiliá-los na execução de cálculos de orçamentos e contagem de mudas dos projetos desenvolvidos em sala de aula.

Armazém da Decoração

A empresa Armazém da Decoração é referência na venda de mobiliário assinado e reconhecido internacionalmente. Além de ser uma investidora em profissionais recém-formados e parceira dos maiores e melhores arquitetos e designers de Goiânia, Brasília e região, oferece aos alunos um amplo conhecimento a respeito da história do mobiliário brasileiro e sua importância, através das peças expostas em seu showroom.

A educação profissional no curso de Design precisa apresentar características muito vinculadas ao que o mercado oferece, pois o mesmo está em constante movimento, renovação e adequação. A importância das visitas técnicas para conciliação das aulas teóricas com a prática do mercado profissional; estabelecem um suporte para o início da carreira dos nossos futuros profissionais, através da observação; bem como pela motivação de alunos e professores durante o processo de ensino-aprendizagem.

Beatriz Oliveira – É professora do curso de Design de Interiores da Faculdade Cambury. Formada em Artes Visuais / Design de Interiores com especialização em Paisagismo.

MAIS INFORMAÇÕES!

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner