Temáticas Contemporâneas traz Chef Leandro Garden

Por Amanda Costa 

O corte do contrafilé bovino foi o foco da última edição do Temáticas Contemporâneas ocorrida hoje (21.03), no laboratório de Gastronomia da Faculdade Cambury. Mais de 150 alunos estiveram presentes na aula show do renomado Chef Leandro Garden. Ele veio à instituição para compartilhar conhecimentos e sanar dúvidas dos futuros colegas de profissão

De acordo com a coordenadora de Gastronomia, Thatyana Lacerda o evento faz parte da grade curricular do curso, desde que ele foi instituído. “Geralmente trazemos palestrantes com renome na área para trabalhar um conteúdo atualizado e assim estaremos complementando o aprendizado dos nossos alunos”, explica.

A aluna do primeiro período do curso, Markelly Pereira falou que gostou muito da proposta do evento. “Foi excelente. Achei muito interessante a forma que corta e pra mim foi tudo novidade, pois vim da administração”, complementa.

O Chef Leandro Garden começou a cozinhar com a mãe. A primeira oportunidade de trabalhar em restaurante foi quando tinha 19 anos. Após um período estudou cozinha francesa, italiana, espanhola, brasileira e molecular em São Paulo. Lá conheceu Chefs de renome, como Alex Atala, Ferrán Adria, Juan Arzak, Salvatore Loi entre outros.

“Fiquei muito feliz por ser convidado para essa aula show. A teoria é muito importante, mas a prática é essencial. Mostrar ao vivo os cortes é mais fácil de ser assimilado”, disse o Chef.

Contrafilé

A aula iniciou com o profissional apresentando aos alunos os cortes que são feitos no frigorífico. A intensão foi passar para eles, que isso pode ser feito em casa, por exemplo, basta apenas identificar as propriedades de cada grupo muscular da carne e fazer o corte.

“Hoje a tendência é o contrafilé. Esse é um dos cortes bovinos que está mais sendo apreciado. Do contrafilé é possível retirar de 18 a 20 cortes. É a parte do boi que é muito rica em informação e conteúdo”, diz Leandro Garden.

A dica de ouro, após o corte é o tempero. “Gente o tempero do contrafilé pra quem for fazer qualquer carne grelhada é sal e pimenta do reino, nada mais”. Simplicidade para quem é um mestre na cozinha e gosta de compartilhar saberes.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO