Sucesso na Estética passa pela Especialização

Por Amanda Costa

O mercado de trabalho demanda cada vez mais investimentos de tempo e esforço por parte dos profissionais que estão em busca de sucesso e reconhecimento. É nesse contexto globalizado, que uma pós-graduação pode representar um grande diferencial na construção de uma carreira.

Em meio a tanta oferta de potencial é necessário aperfeiçoar constantemente os conhecimentos adquiridos. Estratégia essa que garante se destacar no meio de tantos profissionais qualificados.

É sabido que a competitividade por vagas e promoções existe tanto por conta das reviravoltas do cenário econômico nacional, quanto pelo número de recém-graduados que entram no mercado de trabalho a cada ano.

Seguir com os estudos, portanto, mesmo já estando inserido no mercado, demonstra o interesse do indivíduo em manter-se atualizado e relevante, além de sua busca pelo crescimento e realização profissional. Isso significa não permitir que o conhecimento fique ultrapassado.

Portanto, profissionais do ramo da estética atentem-se para a importância de continuar os estudos. Ainda mais em um mercado em ascensão. A perspectiva promete bons resultados, isso porque a indústria deve movimentar mais de 50 bilhões de reais só no Brasil, em 2018. O que é incrivelmente ótimo, pois nos últimos anos o mercado esteve muito estável.

A expectativa de crescimento é entre 8% a 12%. Por esse motivo é possível perceber ainda mais clínicas de estéticas e empresas que trabalham vendendo os equipamentos.

De acordo com empresários, esse mercado está se tornando cada vez mais competitivo, mas quando um esteticista atende de forma diferenciada, ele consegue conquistar o seu espaço. Um dos maiores diferenciais está na atualização de técnicas.

Mulheres elevam o segmento da estética

A contribuição feminina no mercado de trabalho vem em crescente nos últimos 50 anos. Segundo levantamento do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Cadeg) divulgados em 2017, as mulheres representas 44% das vagas no mercado de trabalho formal.

São justamente as mulheres que puxam o segmento de estética para cima no número de vendas e realização de procedimentos. Cada vez mais as mulheres buscam uma adequação estética ao seu corpo, seja uma cirurgia plástica ou, simplesmente, uma limpeza facial.

O grande avanço do mercado estético é em decorrência do consumo feminino. Segundo pesquisa realizada pelo instituto Sophia Minds, mulheres das classes A e B gastam quase R$ 120,00 por mês com estética. Já as consumidoras das classes C e D injetam cerca R$ 70,00 nesse ramo.

O gênero masculino vem procurando de forma crescente os serviços de estética, bem como as pessoas da chamada terceira idade. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mencionados pela ABIHPEC, 25% dos homens brasileiros já são usuários de tratamentos de beleza e 61,9% acreditam que cuidar da beleza é uma necessidade e não um luxo.

História da estética 

A estética se tornou profissão a partir do momento em que os boticários descobriram como usar princípios ativos para melhorar aspectos externos do corpo, como pele e cabelo. A polonesa Helena Rubinstein criou o primeiro salão de beleza do mundo, em 1902, na cidade de Melbourne, na Austrália, a partir do aprendizado obtido com um boticário que a ensinou a desenvolver fórmulas inovadoras e unguentos com fins estéticos. Em 1947, a russa Anna Pegova inaugurou um instituto de beleza em Paris, com várias técnicas estéticas criadas por ela, como o peeling vegetal.

No Brasil

O ramo foi inaugurado por Anne Marie Klotz, brasileira filha de franceses. Ela aprendeu sobre procedimentos estéticos na França e em 1951 inaugurou o Instituto de Beleza France-Bel no Brasil. Anne também foi responsável por criar a primeira empresa de aparelhos de eletroterapia do país, o que trouxe independência a profissionais brasileiros, que não precisaram mais importar equipamentos.

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