Setembro amarelo: Alunos do curso de Psicologia da Cambury fazem ação de prevenção ao suicídio

Na noite desta terça-feira, 17/09, os alunos do curso de psicologia da Cambury fizeram uma ação para conscientização do mês de combate ao suicídio. Os acadêmicos se dividiram em dois grupos para passar de sala em sala, distribuindo fita amarela e falando da importância de valorizarmos nossa vida, nossa história e, que, desistir da vida não é a solução.

No mês de prevenção ao suicídio, os alunos falam sobre sentimentos e emoções e, que dar espaço para vivenciá-los é o caminho para o alívio nos momentos de angústia.  Durante a ação foram entregues balas com frases afetivas e motivacionais sobre a importância de sermos importantes para nós mesmos.

Para organizadora da ação e professora do curso de psicologia, Carolina Martins, essa é uma campanha de extrema importância uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. “Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma”, comenta a professora.

Ação dos alunos de psicologia- prevenção ao suicídio

De acordo com a aluna de psicologia, Ana Cláudia Jesus Canhete, é importante chamar atenção da sociedade para essa questão e esse despertar deve partir de dentro da faculdade. “É um assunto hoje que esta tendo muito tabu, que as pessoas não estão levando a sério, porque todo mundo fica naquela coisa que virou modismo, então eu acho importante falar dentro da faculdade, para dar uma ênfase”, pontua a acadêmica.

A ação continua na quinta-feira 19/09, no primeiro horário, os alunos farão três ações: ação-1 alunos na catraca, entrada da Cambury distribuindo abraços grátis e bilhetes sobre nossas emoções e a necessidade de olharmos para elas para mantermos nossa saúde mental. Ação-2 colocar bilhetes nos murais, nos espelhos, nos banheiros, nos carros e, ação-3 visitar departamentos da Cambury para conversar sobre as emoções oportunizar aos trabalhadores o espaço pra pensar nas suas emoções.

Na sexta feira 20/09, no primeiro horário, os alunos promoverão uma capacitação para os funcionários da Cambury em alguns departamentos sobre a valorização da vida, controle das emoções e saúde mental.

Para Louise Caroline Souza Silva, aluna do primeiro  período de psicologia é muito gratificante fazer esse trabalho dentro da instituição. “É meu primeiro projeto dentro da faculdade, então me sinto lisonjeada, é um projeto que eu acho importante porque o suicídio, a depressão, ela vem de quem a gente menos espera. Então a pessoa que a gente acha que esta feliz e, que não tem nenhum problema, na verdade ela tem sim um problema e, uma palavra de eu posso ajudar, eu posso esta aqui pra você, é fundamental, então projeto é um incentivo para mostrar as pessoas que elas não estão sozinhas”, frisa a aluna.

O objetivo da ação é abranger o maior número de pessoas, desta forma, a turma esta se organizando para passar em todas as salas as salas de todos os cursos e, nos departamentos da Cambury. A organizadora Carolina Martins, frisa a importância de fazer esse movimento de conscientização, “as pessoas precisam enxergar de uma forma mais científica, os tratamentos e alternativas saudáveis para cada caso. Desta forma, surgiu a ideia em realizar as ações dando a ênfase da relação entre a teoria e a prática na educação, visando mostrar a importância dessa junção, permitindo ensino significativo aos alunos, pois tendo conexão e aplicação de metodologias é possível aprendizagem” conclui a professora.

 

PSICOLOGIA É NA CAMBURY!