Semana de Fotografia traz novidades

A fotografia não fala (forçosamente) daquilo que não é mais, mas apenas e com certeza daquilo que foi (Roland Barthes)

Exposição fotográfica, palestras, ensaios e muita troca de experiências é o que promete a Semana de Fotografia da Faculdade Cambury, que começa na próxima segunda-feira, (29/10) e segue até quarta-feira, (31/10). A grande novidade é que a 18º Edição do Cambury Mostra Curtas terá os filmes feitos pelos alunos exibidos no Cinema Lumière do Shopping Bouganvile na terça-feira, (30/10) a partir das 19h30, com a participação especial do roteirista Dostoiewski Champangnatti. A entrada é franca!   

O primeiro dia da Semana de Fotografia, (29/10), será marcado pelo assunto: ensaio newbord (recém-nascido em inglês), que tem por objetivo registrar os primeiros dias do bebê, normalmente até o 15º dia com suas feições e detalhes. Quem irá desvendar esses detalhes para o público é a fotógrafa Débora Mendonça. Ela irá palestrar sobre o assunto às 14h e às 19h na Faculdade Cambury.

O Festival do Minuto será o foco da palestra da jornalista e produtora audiovisual Amanda Costa, no segundo dia do evento, (30/10) às 14h. Amanda Costa foi produtora local da Mostra do Minuto realizada em julho de 2017 no Cine Cultura. Além de exibir alguns filmes para os presentes ela irá falar da importância de se fazer audiovisual sem muitas “amarras”.

A entrada é gratuita para o Cambury Mostra Curtas

18º Cambury Mostra Curtas será aberto Cine Lumière do Shopping Bouganville às 19h30 com a presença de todos os realizadores. Antes da exibição dos filmes, o cineasta Dostoiewski Champangnatti irá falar sobre produção audiovisual. Ele que escreveu o roteiro do filme “Fala Sério, Mãe!” dirigido por Pedro Vasconcelos e estrelado pela atriz goiana Ingrid Guimarães.  Além disso assina o roteiro do filme “Rogéria – Senhor Astolfo Barroso Pinto”.

Dostoiewski Champangnatti assina o roteiro desse filme

A Escola de Fotografia espera receber cerca de 20 curta-metragens para a mostra. A temática é totalmente livre, a única exigência é que o filme tenha no máximo 15 minutos. Portanto, o público irá apreciar filmes distintos que podem passear pela experimentação, documentário, clip musical, entre tantos outros.

De acordo com o chefe de Escola Alberto Maia, a Semana de Fotografia é uma oportunidade ímpar para que os alunos possam mostrar seus trabalhos para a comunidade interna da instituição e para a comunidade em geral. “Pelas características do curso há muita prática no nosso cotidiano. Por isso, as discussões sobre fotografia, audiovisual e mercado ocorrem no nosso dia a dia. O bom é que agora essas discussões vão se ampliar para públicos distintos”, explica.

No último dia, (31/10) a partir das 19h na Faculdade Cambury o assunto será “Direitos Humanos pelas Lentes da Fotografia” com o palestrante Marden Reis de Abreu. Logo em seguida, às 20h20 acontecerá a entrega do ensaio fotográfico para alunos destaque da instuição e a premiação dos 3 melhores filmes exibidos na 18º Cambury Mostra Curtas.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner