Sabe o que é o ENADE?

Por Amanda Costa

É uma avaliação de rendimento dos concluintes de alguns cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O Exame de Desempenho de Estudantes, ou simplesmente ENADE, é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar, inclusive, no histórico escolar. A primeira aplicação dessa avaliação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima é trienal para cada área do conhecimento.

Além dos conteúdos, habilidades e competências, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial será avaliado. Mas, fique tranquilo porque a prova será aplicada só no dia 25 de novembro de 2018. Ou seja, você tem alguns meses de preparo e revisão de conteúdos. Afinal, não só a instituição de ensino superior é ranqueada e você também será, só que no mercado de trabalho.

O resultado do ENADE, aliado às respostas do questionário do estudante são informações para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior. Índices que mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizado para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior, como ainda servem de fonte de consultas para a sociedade.

 

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner