Redes sociais para quem busca emprego

1462473691734Foto: Reuters

1. PARTICIPE DAS REDES PROFISSIONAIS

A importância do networking já é bem conhecida: manter-se conectado a outras pessoas é uma excelente forma de trocar experiências e descobrir novas oportunidades. Neste mês, o LinkedIn, maior rede profissional do mundo, chegou aos 25 milhões de usuários no Brasil. O número não deve ser ignorado por quem está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. “Ativar as pessoas e comunicar que você busca uma oportunidade é o primeiro passo. Participe de grupos de interesse e amplie a sua rede de contatos para se manter atualizado”, sugere a especialista em recursos humanos do Vagas.com, Patrícia Sampaio. (Textos: Murilo Cunha, especial para o Estado)

1463766428910

Foto: Pixabay

2. INTERAJA SEMPRE

Não adianta estar em uma rede, social ou profissional, e só interagir com as demais pessoas em momentos de necessidade, como durante a busca por emprego. Além de ser um bom meio de fortalecer as amizades, isso evita que você passe uma imagem de interesseiro. “Procure compartilhar notícias que possam ser de interesse dos contatos, dê os parabéns quando for aniversário da pessoa, etc. Mantendo sempre um vínculo, quando precisar de ajuda, as pessoas vão se lembrar de você”, explica a supervisora de assessoria de carreira da Catho, Larissa Meiglin.

1463766428972

Foto: Pixabay

3. MANTENHA SEUS PERFIS ATUALIZADOS

Da mesma forma que você não mandaria um currículo desatualizado para uma empresa, não há motivo para não atualizar seu perfil nas redes sociais. Afinal, elas funcionam como uma vitrine das suas competências. Além de adicionar as novas experiências profissionais, é interessante ressaltar também outras atividades, como intercâmbios ou trabalhos voluntários. Quanto mais recheado, mais o perfil vai servir ao seu propósito.

 1463421844518

Foto: Free Images

4. ADAPTAÇÕES NO CURRÍCULO

A supervisora de assessoria de carreira da Catho, Larissa Meiglin, sugere que os candidatos façam currículos personalizados, enfatizando diferentes habilidades e experiências profissionais de acordo com a vaga desejada. Essa estratégia, no entanto, nem sempre funciona na internet, pois os sites de gerenciamentos de vagas costumam permitir um único perfil aos usuários. Nesses casos, o candidato deve fazer uma versão “genérica”, mas sempre focando nas experiências mais recentes. “Recomendamos que o candidato foque nos últimos cinco empregos ou nos últimos dez anos de vida profissional. Qualquer informação além disso pode ser tratada na entrevista”.

A smartphone user shows the Facebook application on his phone in the central Bosnian town of Zenica, in this photo illustration, May 2, 2013. Facebook Inc said July 24, 2013 that revenue in the second quarter was $1.813 billion, compared to $1.184 billion in the year ago period. REUTERS/Dado Ruvic /Files (BOSNIA AND HERZEGOVINA - Tags: SOCIETY SCIENCE TECHNOLOGY BUSINESS)

5. CUIDADO COM AS POSTAGENS

As redes sociais estão cada vez mais populares, mas cuidado: a superexposição pode prejudicar a sua imagem. Os especialistas em seleção de candidatos alertam para o risco de postar conteúdos comprometedores, como fotos de mau gosto ou opiniões polêmicas. “Imagens engraçadas, memes reclamando de acordar cedo… Qualquer imagem relacionada ao trabalho pega mal. Fotos em festas, com o copo na mão ou de biquíni na piscina também. A gente recomenda que os usuários tornem as publicações restritas”, sugere a supervisora de assessoria de carreira da Catho, Larissa Meiglin.

1463767629399

Foto: Pixabay

6. AS EMPRESAS ESTÃO TE OBSERVANDO

Não, não é mito: as empresas estão nas redes sociais e estão de olho no que funcionários e candidatos postam. Algumas pedem abertamente os perfis, enquanto outras apenas “monitoram à distância”. Pode soar invasivo, mas a prática é cada vez mais comum, uma vez que a empresa pode não querer ter a sua imagem associada a uma pessoa cuja conduta não seja adequada.

Fonte: Estadão Digital

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner