Práticas Jurídicas

“Caminhem na conduta ética. Caminhem na conduta proba, porque tudo que está dentro da ética e dentro da probidade será atendido, desde que o direito esteja ali subsidiado”. (Drº Fernando Chacha)

Os alunos do 5º período de Direito da Faculdade Cambury tiveram uma aula show repleta de dicas valiosas. O juiz de direito, Drº Fernando Chacha – ele que também é coordenador executivo do Projeto Educacional do TJ-GO passou a manhã com os discentes em uma conversa franca, em que gentilmente explicou aspectos sobre a tramitação processual, o devido processo legal e sobre a importância da ética profissional.

Na oportunidade ele contou detalhes de como é ser juiz. Pode até ser sonho de muito, mas é uma vida de abdicação. Não ter perfil no Facebook, por exemplo, é algo simples. Segundo Fernando o cotidiano desses profissionais é de quase uma reclusão. No caso dele, especificamente, já está acostumado. Afinal, ele compreende bem a importância do papel social que tem a função que exerce.

Durante o bate-papo, a aluna Susana Miranda perguntou como ele vê a ação da corregedoria, que age “contra” eles mesmos. Em resposta, Drº Fernando Chacha disse que acha ser muito boa, pois a corregedoria cumpre o seu papel. “Mas, quero dizer pra vocês que um contingente de 426 magistrados no estado de Goiás, nem dois passam por isso”, explica.

Na plateia atenta também estava à professora do curso, Sara Cristina Rocha. Ela comentou que a disciplina de Práticas Jurídicas visa permitir mais prática e bem mais cedo.  “Bem diferente do que eu vivi – uma prática que veio só no oitavo e no novo período”. Na concepção da professora, essa turma foi beneficiada com a nova grade muito mais focada na prática profissional.

Conselho final

“Como acadêmicos vocês precisam entender como pensam os tribunais e, além disso, estude bastante os princípios processuais, sobretudo o devido processo legal formal, o devido processo substancial, o princípio da cooperação, princípio da motivação e a estrutura interna de mandatos judiciais”, afirma o juiz.

SAIBA MAIS

 

 

.

 

 

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner