Pesquisa e Estudo de Mercado

A Faculdade Cambury realiza o I Workshop de Pesquisa e Estudo de Mercado para os alunos da Escola de Negócios. Vários convidados com experiência sobre o assunto estarão hoje, (23/04), a partir das 19h no Centro de Convivência da instituição. A relevância, aplicabilidade e a importância da pesquisa serão debatidas ao longo do evento. Não perca!

Por Amanda Costa

Em tempos de alta competitividade, as empresas que sabem usar os dados disponíveis para elevar seu desempenho e melhorar os seus processos são as que conseguem uma excelente vantagem competitiva perante a concorrência.

A pesquisa de mercado é o processo de coleta de dados para determinar se um produto ou serviço particular irá satisfazer as necessidades de seus clientes em uma determinada região ou segmentação mercadológica. “Os porquês da pesquisa de mercado” será a primeira abordagem do evento feita pela palestrante Fernanda Fleury.

Em seguida será montada uma mesa redonda com a temática: “Potencialidade, relevância e aplicabilidade da pesquisa de mercado” com a mediação da professora da Faculdade Cambury, Giovanna Tavares. Os convidados para esse bate-papo são os profissionais Anderson Baroa Figueiredo e Mario Rodrigues Neto.

“A pesquisa nunca foi tão importante. Conhecer o seu consumidor e saber o que ele acha da sua marca é fundamental para o sucesso do negócio. A pesquisa de mercado é a ferramenta fundamental para entender como relacionar”, afirma Mario Rodrigues Neto.

Segundo Mario Rodrigues a pesquisa de mercado surgiu na vida dele, quando era criança. Há uma relação familiar dentro do Grupom. Primeiro ele observava a lida dos pais até aceitar o chamado para a área. Formou-se em Engenharia de Produção e fez mestrado na UFRJ nessa área. Atua com pesquisa de mercado e pesquisa de opinião desde 2002, efetivamente, antes foi professor na PUC do Rio de Janeiro.

“Muitos empresários não evoluíram na perspectiva do cliente. Esses que não escutam o cliente pode até continuar no mercado tendo sucesso. Porém, caso o concorrente esteja ouvindo o cliente, inevitavelmente, irá superá-lo um dia”, faz o alerta!

Identificar novas oportunidades

Uma boa interpretação da pesquisa de mercado não leva em consideração apenas informações numéricas, mas sim o que elas têm a dizer sobre o setor e sobre as oportunidades que sua empresa pode encontrar no segmento. Isso é bastante vantajoso, especialmente em períodos de menor movimentação no comércio ou até mesmo de crise econômica.

É preciso abrir espaço suficiente por meio de perguntas certeiras e diretas, de forma que você possa ouvir do próprio consumidor o que ele espera comprar ou o que verdadeiramente gostaria de receber da sua marca.

Os dados, depois de filtrados e devidamente analisados, podem ser fontes de novas e interessantes possibilidades. Você pode identificar demandas por novos produtos, fazer mudanças no atendimento ou até mesmo programar serviços diferentes.

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