Páscoa: 3 receitas para um almoço delicioso

Por Amanda Costa 

Além do tradicional bacalhau, o professor de Gastronomia da Faculdade Cambury, José Abrahão El Khouri nos apresenta receitas práticas para esse dia especial.

O almoço de Páscoa pode ser visto como um desafio. Mas, é possível escolher pratos incríveis para a ocasião com receitas fáceis de preparar com um bom planejamento de tempo e os ingredientes certos.  É claro que o costume do bacalhau e do peixe se deve ao fato de muita gente não consumir carne vermelha na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. E para aproveitar estes momentos ao lado de quem mais gosta; que tal começar agora a selecionar os ingredientes e começar a preparar o almoço de Páscoa?

Chef José Abrahão El Khouri é graduado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário de Anápolis (2005). MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília (2007). Atualmente além de ministrar aulas para o curso de Gastronomia da Faculdade Cambury é membro do Conselho de Turismo de Anápolis, consultor em serviços de alimentação, sócio proprietário do espaço Food Park Anápolis e proprietário do Food Truck Word no Fogo.

Brusqueta de bacalhau

Ingredientes:

500 gramas – Bacalhau desfiado

1 Unid. – Tomate
2 Unid. – Cebola
1 Unid.  – Pimentão verde
1 Unid.  – Pimentão vermelho
1 Unid.  – Pimentão amarelo
100 gramas – Queijo mussarela fatiado
20 Unid.   – Torrada
2 dentes – Alho
Azeite de oliva (a gosto)
Sálvia (a gosto)
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo

1º PASSO: Dessalgar o bacalhau, cortar os pimentões o tomate sem semente e a cebola em juliene. Cortar a fatia do queijo em quatro pedaços. Cortar a sálvia em chiffonade e amassar o alho com azeite em um pilão.

2º PASSO: Refogar a cebola em seguida os pimentões e por último o tomate. Acrescentar o bacalhau ajustar o sal e pimenta e cozinhar por 5 minutos.

3º PASSO: Colocar o refogado em uma torrada com um pouco do alho e sálvia amassados e o queijo e levar ao forno para derreter.

4º PASSO: Servir quente

BACALHOADA 

Ingredientes:

01 Unid. – Lombo de Bacalhau
04 Unid. – Tomates cereja
½ Unid. – Cebola
½ Unid. – Batata
03 Unid. – Azeitonas verdes
03 Unid. – Azeitona madura (preta)
04 Unid. – Ovo de codorna
50 ml – Azeite de oliva
250 ml – Leite
Sal e pimenta (a gosto)

 

Modo de preparo

1º PASSO: Dessalgar o bacalhau, cortar a cebola em juliene.

2º PASSO: Assar o bacalhau em forno 180º por aproximadamente 20’ minutos junto com o leite e metade do azeite temperar com sal e pimenta. Cozinhar os ovos de codorna em agua fervente por 8’ minutos e descascá-los.

3º PASSO: Retirar o excesso do leite e deixar só o fundo da forma, juntar os tomates, a cebola, as azeitonas, os ovos e o restante do azeite e assar por mais 15’ minutos.

4º PASSO: Servir quente

SURUBIM A TAROMINA 

Ingredientes:

1 Unid. – Filé de surubim
5 Unid. – Cogumelos paris
300 gramas – Molho de tomate pelatti
100 Ml – Vinho branco seco
30 gramas – Queijo parmesão
25 Ml – Azeite de oliva
1 Unid. – Cebola
2 dentes – Alho

Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)

Modo de preparo

1º PASSO: Cortar o filé em três pedaços temperar com sal, pimenta e azeite, laminar os cogumelos, ralar o queijo parmesão, cortar a cebola em brunoise e o alho em piquet.

2º PASSO: Coloque o azeite em uma frigideira e refogar a cebola até dourar levemente, em seguida o alho, os cogumelos e reservar. Selar os filés de surubim e reservar.

3º PASSO: Na mesma frigideira colocar o molho de tomate e vinho branco e deixar reduzir, em seguida colocar os cogumelos e o peixe, acrescentar o queijo parmesão e cozinhar o peixe.

4º PASSO: Servir rapidamente.

GASTRONOMIA