Participe da Semana de Psicologia

A Faculdade Cambury realiza do dia 28 ao dia 31 de maio: “A Semana de Psicologia”.  Serão 11 palestrantes, que irão tratar de assuntos como: Esquizofrenia, Psicodrama, Paciente Borderline, Psicologia Forense, entre outros.  As abordagens vão acontecer no período matutino e noturno, no Centro de Convivência da instituição. O evento é voltado para acadêmicos de psicologia, mas também é aberto para toda a comunidade. A entrada é franca!

Por Amanda Costa

“Uma análise funcional experimental e tratamento da esquizofrenia” será ministrada pela Drª Ilma Goulart. A convidada é referência no Brasil em estudos voltados para transtornos psicóticos com foco na esquizofrenia, transtornos do humor, transtornos de ansiedade e na análise de comportamentos complexos. A fala dela está prevista para ocorrer nesta terça-feira, (28/05) a partir das 8h.

Drª Ilma Goulart tem experiência na área da Análise do Comportamento Aplicada no tratamento de quadros clínicos.

Segundo a pesquisadora, os esquizofrênicos se comportam de modo tão incomum e tão bizarro em termo da psiquiatria, que permite ser nomeadas de insanos e doentes mentais.

“Essas pessoas são diagnosticadas como portadoras de esquizofrenia ou portadores de psicose nos manuais da Associação Americana de Psiquiatria. Hoje esse manual está em sua 7º edição. É isso que é esquizofrenia, embora seja classificada como doença – mas, você conhece algum laboratório, por exemplo: em Goiânia, Goiás, no Brasil e no mundo que faça exames para dar o diagnóstico? Então, esquizofrenia é rotulada como uma doença, mas antes de tudo trata-se de comportamento. É o comportamento estranho, bizarro… é o modo como tal ele se comporta”, explica.

Evento

O formato da “Semana de Psicologia Cambury” está altamente interativo, onde os alunos vão participar de forma voluntária em uma comissão organizadora aprendendo a montar um evento. Além de palestrantes renomados vai acontecer encenação de atendimento psicológico e discussões sobre as últimas pesquisas aplicadas em diversas abordagens da psicologia. O aluno será um participante, que poderá tirar todas as dúvidas sobre os aspectos do desenvolvimento humano e da psicologia organizacional.

“O evento visa tornar o aluno um participante ativo. Esse modelo foi pensando, justamente, com o crescimento do curso de Psicologia da Faculdade Cambury. É um curso voltado para a prática, por isso temos que trazer eventos práticos para que esse aluno aprenda como fazer. Por exemplo: depressão ele aprende nos livros e nos manuais. Está tudo descrito. Mas, como atuar? Isso não está nos livros e sim nas experiências profissionais e muitas vezes em artigos científicos que não são acessados pelos alunos”, afirma o chefe da Escola de Psicologia Julio Cesar Alves.

Programação

Na terça-feira, (28/05), período noturno o tema em destaque será “Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: Eixos Fundamentais na Formação  do Psicólogo” e em seguida as discussões serão voltadas para“Psicologia e Resiliência”. A palestrante, Drª Maristela Miranda irá expor ao público sobre o histórico dos estudos sobre resiliência e abordar que esse processo está dentro dos estudos da Psicologia há mais de 30 anos. No Brasil, o primeiro manuscrito sobre o assunto foi publicado nas coletâneas da Associação Nacional de pós-graduação em Psicologia pelos autores Hultz, Bandeira e Koller.

“Ser resiliente permite você permanecer no seu propósito, no seu objetivo e com isso, finalizar uma etapa que traçou como meta na sua vida”, diz Maristela Miranda. A psicóloga aconselha seguirmos os nossos propósitos, pois assim iremos alcançar nossos objetivos. “Não desistam diante das adversidades que aparecem a cada momento. Pois a vida não é e nunca será uma encomenda”, complementa.

Segundo dia de evento, (29/05), o palestrante Rafael de Oliveira irá falar sobre a “Psicanálise e a Clínica Contemporânea” a partir das 8h. Em seguida, a profissional Denise Nascimento irá repassar toda a experiência de empreendedorismo na área da psicologia. Ela irá bater um papo sobre consultoria em gestão de pessoas com os presentes. No período noturno, às 19h “O atendimento do paciente Borderline: suas dificuldades e implicações para pessoa do terapeuta” estará em evidência por meio da fala de Fernando Gobatto.

Na quinta-feira, (30/05), a partir das 8h o palestrante Nilton Inácio do Nascimento irá falar sobre: “Psicodrama – intervenções terapêuticas a partir desta abordagem”. Logo depois, “Intervenções clínicas em transtornos de personalidade numa perspectiva cognitivo comportamental” será a palestra da Jéssica Florinda. No período noturno, às 19h Leonardo Ferreira irá falar sobre os contextos da atuação em “Psicologia Forense”.

No último dia de evento, (31/05), às 8h “Gestalt: a abordagem que ressalta o encontro” será uma palestra ministrada pela Gizele Parreira Elias. Logo após, o Shouzo Abe representando o Conselho Regional de Psicologia (CRP 09) irá falar sobre a “Psicologia Jurídica – intervenções e contribuições no contexto das violências e crimes”. Participe!

PSICOLOGIA É NA CAMBURY!