Os desafios do mundo moderno é o tema da 3ª Semana da Psicologia

Por Amanda Costa

A Faculdade Cambury realiza nos dias 28, 29 e 30 de maio o evento mais tradicional do curso de Psicologia. Várias palestras, exposições e apresentações culturais estão na programação. 

A Semana da Psicologia será aberta nessa segunda-feira, (28/05), às 8h com o show de MPB e rock nacional do Fábio Jaber.  Após, os alunos do curso irão aprender sobre transtorno do espectro do autismo com a palestrante Lígia Bou Karim Fonseca. A partir das 9h30, “Gestalt- terapia e possibilidades de atuação” será o tema que a psicóloga clínica Isadora Samaridi irá palestrar. No período noturno, o evento reabre a partir das 19h, com o espetáculo teatral “Bodas de Sangue”, do autor Federico Garcia Lorca – clássico da literatura espanhola. A direção da peça é do Kleber Alves, que dá norte a história de vida, morte, amor e paixão avassaladora de uma noiva que está prestes a se casar com um jovem agricultor. Em seguida, às 20h o luto será tema da palestra da Marina Prado. Ela que é especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar.

O espetáculo “Bodas de Sangue” será exibido segunda-feira, às 19h

O segundo dia, (29/05), “A família e seus lugares” será abordado pela administradora e terapeuta Cláudia Cintra a partir das 8h. Em seguida, “Florais de Bach como Prática Integrativa e Complementar” será o tema da palestrante Antonieta Bonifácio dos Reis. Já no período noturno, a partir das 19h o conselheiro das Comissões de Psicologia Clínica e Organizacional (CRP), Murillo Rodrigues dos Santos irá falar sobre a construção da carreira em Psicologia.  A partir das 20h30, o tema “Constelação Sistêmica: soltar significa caminhar transformando” será apresentado pela psicóloga e facilitadora em constelações sistêmicas, Kleida Leal.

O último dia de evento, (30/05), está repleto de temas que possam interessar os alunos. “Psicologia & Coaching – Ciências Complementares” será abordado a partir das 9h30 pelo palestrante Carlo André Oliveira. No período noturno, às 19h a primeira palestra será sobre “Associativismo como possibilidade de crescimento” com Wadson Arantes Gama.  Em seguida, o psicólogo forense Leonardo Faria irá ministrar sobre o “Efeito Criminal Minds” e lançará a pergunta: até quando a ficção imita a realidade?

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Juliana Meneses Ribeiro essa interação alunos e profissionais é muito importante para a formação acadêmica. “Os alunos começam a sonhar; se veem futuramente dentro daquele contexto, muitos até falam que vão ser palestrantes, por exemplo. A gente começa a despertar neles possibilidades. Eu até brinco: ‘ o que você quer ser quando crescer?’.  Eu acredito que a Semana de Psicologia é uma maneira muito rica da gente ensinar”, explica.

 

PSICOLOGIA