O queridinho dos goianos

Hoje, dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Milho em todo o mundo. Essa data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos.

Por Amanda Costa

O milho é um alimento largamente cultivado em diversos países, sendo usado tanto como alimento humano quanto como para ração animal, por conta das propriedades nutricionais que ele tem. O mais incrível é que o milho pode ser multiplicado em diversas receitas, quentes ou frias, doces ou salgadas, seja em lanches, almoço ou sobremesas. É impossível não se lembrar do popular milho.

Propriedades

O milho é um dos alimentos mais nutritivos que se tem notícia. Rico em carboidratos, vitaminas, proteínas e sais minerais. Uma das vantagens nutricionais dele sobre o arroz ou o trigo vem do fato de ser consumido com a casca. Esse diferencial garante uma alimentação rica em fibras e antioxidantes, importantes para eliminar toxinas e proteger o sistema imunológico.

Uma xícara de milho contém 5g de proteína (5% de nossas necessidades diárias) e fornece aminoácidos essenciais para a saúde do nosso organismo. Além disso, contém importantes minerais como:

– Fósforo – importante para o crescimento e manutenção dos tecidos.

– Magnésio – previne doenças do coração.

– Zinco – favorece o nosso sistema imunológico.

Receita

Depois de conhecer um pouco sobre os benefícios do milho, que tal unir o útil ao agradável?

Trouxemos uma receita de Chica Doida, um prato típico goiano, feito de milho e que tem tudo a ver com a nossa cultura. O sabor lembra o da pamonha salgada, recheada com linguiça e queijo, porém o preparo é feito em parte no forno, diferente da pamonha que é cozida. A receita propõe fazer com palha de milho em forminhas de cupcake. É prático e fica muito bonito para servir. Veja como preparar seguindo as instruções:

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde;
  • 300g de linguiça fina de porco ou de frango frita ou assada;
  • 300g de queijo minas meia cura em cubos;
  • 100g de manteiga;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Cheiro verde a gosto;
  • 1 dente de alho;
  • Meia cebola.

Modo de preparo:

Rale as espigas de milho verde, se quiser pode até coar. Em uma panela funda coloque a manteiga, a pimenta, alho e cebola para refogar, quando a cebola estiver corada acrescente a massa de milho e deixe cozinhar mexendo sempre. Esta massa irá engrossar e ficar com uma coloração mais forte.

O ponto depende como você vai querer, se mais mole ou mais firme. Quando estiver quase atingindo o ponto da massa acrescente o queijo e a linguiça cortados e misture. Desligue o fogo e passe a mistura para um refratário. Se quiser pode cobrir tudo com queijo e levar ao forno para gratinar, mas tome cuidado para não deixar a massa muito consistente. Espalhe cheiro verde por cima quando finalizar. Bom apetite!

Fonte: Sou Agro

PÓS GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO