mercado de logística

O mercado de Logística

Hoje o professor Kámeron Ferreira dos Santos, do curso de Logística da Faculdade Cambury, fala um pouco sobre o perfil do profissional da Logística e desse ramo de mercado. Confira!

Perfil do profissional de Logística: O profissional de logística precisa ser, antes de tudo, uma pessoa resiliente, pronto para enfrentar desafios diários e suportar pressão por resultados. Precisa também de um conhecimento técnico sobre a área, visão e gestão integrada, e praticar controle por processos e gestão de pessoas. Por último, é necessário lidar com todos os avanços tecnológicos da área, que não são poucos, e que facilitam o trabalho de toda cadeia logística.

O mercado de logística é um dos mercados que menos sofreu com a influência da crise dos últimos anos, e é a área onde muitas empresas estão conseguindo se sobressair. Caso seja investido em logística, pode-se “fazer mais com menos”, isto é, existe uma grande possibilidade de você conseguir aumentar o lucro da empresa sem necessariamente aumentar seu mercado, apenas reduzindo os custos que a prática da logística em excelência pode proporcionar.

A principais tendências da logística são:

Parcerias de mercado – que estão, por necessidade, aumentando a cada ano.

Avanços tecnológicos – os avanços em TI estão em todas as áreas e na Logística não é diferente.

Necessidade de Urgência – as necessidades e prazos de clientes se tornam cada vez menores e com consumidores mais exigentes.

Mercado Globalizado – com o crescente uso da internet e do E-commerce o mundo se torna pequeno e a necessidade de uma Logística Global se faz necessária.

 

Kámeron Ferreira dos Santos é pós-graduado em docência Universitária, graduado em Planejamento em Transportes Urbanos, com experiência em Administração/Logística, passando por todos os níveis de serviços: operacional, tático e estratégico. Experiência em gestão de Logística em grandes empresas como Coca-cola, cervejaria Imperial e Jornal Diário da Manhã. Consultor com foco em processos, Logística integrada, armazenagem e sistemas de transportes.