Novidades super especiais no novo Photoshop

Tá, não é tão novidade assim pra alguns, porque essas ferramentas já estão há cerca de um ano no mercado. Embora muitos ainda não saibam disso. Pois bem, quem tá sempre com o querido Ps aberto, seja pra desenvolver interfaces (UI Design) ou mesmo para a confecção de projetos gráficos como flyers, banners, outdoors, post pra Mídia Social e afins, geralmente lança mão do uso de guidelines, as famosas linhas guia. O recurso das linhas em um projeto auxilia bastante. Sobretudo no que se refere a criar uma peça organizada, equilibrada e que segue uma dada hierarquia de elementos em sua concepção gráfica.

O que pouca gente sabe é que, diferentemente das versões anteriores, quando precisávamos usar a régua (Ctrl+R no Windows) pra arrastar manualmente cada linha guia levando em conta as medidas da régua, a nova versão do Adobe Photoshop veio com uma novidade super legal! A atualização CC 2015 já há cerca de um ano traz o recurso de personalização das linhas, semelhantemente a alguns plugins e ferramentas de terceiros (a maioria pagos), bastando apenas preencher a janela que se abre após escolher no painel a opção “Visualizar > Novo Layout de Guias”. Aí é só escolher as colunas, linhas, margem…e o Ps gera as linhas na hora.

linhas-guia-2 linhas-guia-3

O artifício é ainda mais interessante quando lembramos que as linhas auxiliam diretamente no equilíbrio visual e logístico da peça. Como no ajudando evitar que percamos alguma informação importante nas extremidades, por exemplo.

Essa é uma dica rápida, dentre outras também bastante interessantes que a versão mais recente do Ps apresenta, como a identificação de fontes semelhantes ou mesmo a fonte real, a partir de uma imagem (recurso muito conhecido usando o famoso “WhatTheFont!”). Nesse caso, basta importar para o Photoshop, a imagem com a fonte que se deseja encontrar e em seguida, com a ferramenta de seleção, escolher a região com a fonte a ser achada. Daí basta ir no painel superior, em “Texto” e escolher a opção “Localizar Fonte Semelhante…”. Pronto, o querido Ps vai listar uma sequência de fontes semelhantes ou identificar a real fonte da imagem importada.

search-fonte-1 search-fonte-2 search-fonte-3

Dicas simples, rápidas, mas de grande valia na hora do aperto. Gostou, quer mais dicas assim? Fica atento que tem mais novidades em breve.

 

Fonte: Design Culture