Não tem como ficar desempregado

A contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Como consequência, o curso de Ciências Contábeis e as especializações na área de finanças são os mais procurados do país.

 

O trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. O seu principal papel é orientar a empresa pública ou privada na tomada de decisões estratégicas que envolvam custos, investimentos, tributos, ampliação ou redução da estrutura.

No estado de Goiás, de acordo com a Junta Comercial (Juceg) entre janeiro e fevereiro desse ano, foram registradas 3.870 novas empresas. Isso equivale um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2018. Esse dado indica que o contador deve ser mais requisitando ainda.

As principais funções que esse profissional pode desempenhar é análise contábil, análise tributária, perícia contábil, auditoria contábil, fiscalização, atuarial (seguros), consultoria; ensino e pesquisa, entre tantos outros.

Mercado de trabalho

Está favorável para quem pensa em abrir o próprio negócio, assessorar a abertura de pequenas e micro empresas ou é especializado em algumas áreas da profissão. Por lei, cada novo empreendimento deve contratar os serviços de um contador. A única exceção refere-se ao microempreendedor, que atue nas atividades permitidas ao MEI.

Embora a concorrência na área possa ser alta, especialistas afirmam que ainda falta qualificação no mercado, principalmente em auditoria, análise financeira, contabilidade e finanças corporativas. As empresas estão buscando profissionais com grande conhecimento técnico, inglês fluente, perfil multidisciplinar e tino comercial e empresarial.

As áreas que mais têm contratado são as de serviços, tecnologia, varejo de luxo e comércio exterior. Em empresas de grande porte, os diretores financeiros, controladores, gerentes contábeis, gerentes financeiros, gerentes de finanças corporativas e gerentes de tesouraria têm os maiores salários!

A perícia contábil também está em alta. Esta atividade é desempenhada por contadores altamente especializados, capazes de identificar fraudes, desvios ou má utilização de recursos em empresas, órgãos públicos e instituições em geral.

Quer se dar bem nesse mercado?

Desenvolva habilidades de comunicação e gestão de pessoas. A crescente importância da contabilidade nas empresas exige dos profissionais um perfil mais dinâmico e integrado à estrutura organizacional.

Invista em cursos de especialização. Nesta área, quanto mais conhecimento diferenciado é melhor. O mercado está carente de profissionais bem qualificados. Por isso, descubra quais são os 3 Motivos para fazer um MBA em Finanças na Faculdade Cambury

Contadores com habilidade em gerenciamento de crises são disputadíssimos no mercado de trabalho.

Fontes: Contadores Conta Azul e Guia da Carreira

FAÇA MBA EM FINANÇAS!

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPD – Estude agora e pague depois, Clique no banner