Mudanças na Estética

A estética era uma ciência que remetia a beleza e também abordava o sentimento que alguma coisa bela despertava dentro de cada indivíduo. Segundo Platão, o belo se identificava com o bom e toda a estética idealista tinha como origem essa noção platônica. No caso de Aristóteles, a estética tinha como base dois princípios realistas: teoria da imitação e a teoria da catarse (libertação do que estava reprimido).

Na estética contemporânea é importante destacar duas tendências: ontológica- metafísica (que é o estudo do que está além do ser humano) que muda radicalmente a categoria do belo e a substitui pela vertente do verdadeiro e a tendência histórico-sociológica, que contempla a obra de arte como um documento e como manifestação do trabalho do homem, analisada no seu próprio âmbito sócio- histórico. Catarse hoje traduz respeitar a individualidade e ressaltar o que cada um tem de melhor.

Como podemos observar; existe uma evolução de conceitos, pois a estética não se preocupa apenas em realçar a beleza com maquiagens e aplicação de produtos, por exemplo. Mas sim com a saúde e o bem-estar.

Precisamos entender o nosso cliente de forma sistêmica, antes de realizar qualquer procedimento estético. É preciso fazer uma avaliação com excelência. Afinal, se não sabemos o que se passa com o nosso cliente. Quais serão os resultados dos nossos atendimentos? Seja um tratamento de estrias, uma limpeza de pele ou uma massagem. Se o nosso cliente não estiver bem emocionalmente, psicologicamente e se alimentando de forma saudável, como poderemos garantir os nossos resultados? Mesmo utilizando os nossos melhores aparelhos e métodos, não temos como garantir. Por isso, é importante entender o nosso cliente de forma integral.

Hoje, no meio de tanta tecnologia, temos atendido cada vez mais clientes carentes de toque, de atenção e de cuidados. Por isso, a estética tem esse papel tão importante de ir muito além de “passar um creminho”. Precisamos olhar nos olhos. Precisamos sentir o nosso cliente. Escutá-lo e muitas vezes atuar como terapeutas e psicólogos. Por isso, temos disciplinas tão importantes como Psicologia, Filosofia, História da Beleza, entre tantas outras.

Parabenizo os profissionais da Estética, que fazem a diferença nesse cenário de luta e reconhecimento e que contribuem para que os conceitos na nossa área continuem em evolução. Agradecimento também a todos os profissionais de outras áreas que contribuíram para que nossa profissão se desenvolvesse de forma tão grandiosa. Graças a vocês a Estética vai muito além da aparência. Hoje a estética é saúde! Por tudo isso, eu tenho muito orgulho de ser Esteticista.

Professora Rosana Borges Pires, Pós–graduanda em MBA em Estética e Negócios pela Faculdade Cambury, Pós – graduada em Docência Universitária, Graduada em Estética e Cosmética.

[button size=’small’ style=’white’ text=’ESTÉTICA E COSMÉTICA’ icon=” icon_color=” link=’https://cambury.br/curso/goiania/estética-e-cosmética’ target=’_self’ color=’#2D8109′ hover_color=’#25a6a8′ border_color=” hover_border_color=” background_color=’#b9d40c’ hover_background_color=’#2F429F’ font_style=’normal’ font_weight=” text_align=’center’ margin=”]