Método prático de ensino satisfaz alunos da Cambury

Por Amanda Costa

A Prática Cambury de Aprendizagem (PCA) faz com que os estudantes dessa instituição tenham vivências práticas. Dessa forma, eles adquirem experiências e a segurança necessária para uma vida profissional de sucesso.

Otimista, a aluna do curso de Gestão Comercial, Ana Angélica Machado trabalhou em uma academia e aprendeu muito sobre gerencia da comercialização e marketing.  A empresa que abriu as portas para esse grupo de alunos foi a New Physical. Lá foram feitos levantamentos de dados através de entrevistas com os gestores, pesquisa qualitativa e quantitativa com os clientes e professores. Todos esses dados foram tabulados e as informações inseridas na Analise SWOT, para que assim os alunos pudessem enxergar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do empreendimento.

“Sem dúvida alguma, esse foi o período – até agora, que mais acrescentou no meu desenvolvimento, não só em aspectos acadêmicos, mas pessoal e profissional também. Desde o começo tivemos alguns conflitos, sobretudo na escolha da empresa. Então, tive que aprender a ser mais paciente e tentar trabalhar com as diferenças. Em aspectos acadêmicos, eu aprendi muito, ter a oportunidade de entrar em uma empresa, fazer o levantamento de dados e trabalhar essas oportunidades foi muito enriquecedor. Quando você está fora do “problema”, fica muito mais fácil enxergar as oportunidades e melhorias. Além disso, quase tudo que aprendi, conseguia colocar em prática na empresa que eu trabalho e me proporcionou também uma análise mais crítica das situações”, explica Ana Angélica.

Para a aluna, ser um gestor comercial de destaque é preciso estar atento a duas coisas: pessoas e processos! “Quando temos esses dois fatores em sintonia, teremos excelentes resultados. É fundamental que as pessoas estejam inseridas nos processos da organização, entendam o quanto é importante que esses processos sejam cumpridos. E esse é um grande desafio de um gestor. Enquanto gestora da empresa em que trabalho, também acredito muito que devemos liderar pelo exemplo”, complementa.

O que é Prática Cambury de Aprendizagem?

A PCA é uma matéria semestral, incluída na grade curricular, e garante que o aluno aprovado receba uma certificação intermediária no fim de cada semestre, aumentando suas chances no mercado de trabalho. Esse modelo é inovador, pois promove a interação entre alunos, professores e empresas; além de formar profissionais capacitados.

GESTÃO COMERCIAL