Melhore sua selfie com apenas 3 dicas

 “A arte da fotografia, que era muito hierárquica, já se tornou verdadeiramente democrática”. (Michael Freeman)

Amanda Costa

O conceito de Selfie é fotografia que alguém tira de si mesmo, geralmente para publicação em rede social. A palavra inglesa vem da adição ao substantivo self, que significa: “eu” ou “a própria pessoa” com o sufixo:  ie “inho”; resulta-se em “euzinho (a)”.

Vamos deixar as explicações etimológicas um pouco de lado para irmos ao que interessa de fato: FOTOGRAFAR! Pois é, muitos podem pensar que fotografia é bicho de 7 cabeças, mas não é. Pelo contrário. É só praticar e praticar muito!  As teorias e a prática estão muito unidas e, com isso, as habilidades surgem com naturalidade. Antes de começar os cliques, que tal dar ajeitadinha no look? Confira a maquiagem, o cabelo e abra um belo sorriso.

Luzes difusas?

São as luzes que não tem sombras muito duras e escuras, como aquelas do sol do meio dia. Assim todo o seu rosto fica iluminado e não marca nada “indesejado” na foto, como rugas e etc. Use a luz da sua janela de casa com alguma cortina na frente, para servir como difusor. Ou de repente aquelas luzes de penteadeiras que são mais direcionadas para o rosto.

Deixe a câmera acima do olhar

Essa “levantadinha” na câmera ajuda muito a não captarmos imagens com alguma distorção. Desse modo a foto valoriza mais seu rosto, pois marca mais a linha do queixo, evitando que a foto “aumente” alguma parte do rosto e mude a proporção.

Procure fundos mais interessantes

Todo mundo já viu aquela selfie linda de alguém, mas com alguma bagunça ou um fundo estranho. Pense um pouco na composição da foto com o fundo também. De repente uma vista da janela, uma cortina, algum vaso bonito ou vegetação em geral.

História da selfie   

“Acredito piamente que o caminho para a boa fotografia depende 90% do olho e da mente do fotógrafo e 10% do equipamento”. (Michael Freeman)

O precursor da selfie

Você sabia que ela existe desde 1.839? Pois é! Tudo começou nos EUA, mais precisamente na Filadélfia quando Robert Cornelius (30 anos) tira sua própria foto do lado de fora da sua loja de lâmpadas. Ele precisou ficar em pé por mais de 15 minutos para conseguir a foto.

Sobre as selfies no espelho, a maioria de nós faz a associação desse retrato ao início dos anos 2000. Então, volte cem anos atrás e você descobrirá que a realeza russa já fazia essas fotos. A duquesa Anastásia Nikolaevna, filha mais nova do czar Nicolau 2º, tirou a foto que circulou no Twitter depois do post de Paris Hilton quando tinha 13 anos, em 1914.

Em uma carta a seu pai, a duquesa escreveu: “Tirei essa foto de mim mesma me olhando no espelho. Foi bem difícil porque minhas mãos estavam trêmulas”.

Sobre as celebridades, antes de as irmãs Kardashian posarem em selfies no banheiro, Frank Sinatra já o fazia.

Frank Sinatra tirou essa selfie quando tinha 23 anos

A selfie reproduzida nas redes sociais foi tirada quando o cantor tinha 23 anos, antes de ele ficar realmente famoso. Ele usa um chapéu e faz um sinal de ‘ok’ para a câmera.

Fontes: P&I Phofos e Imagens e BBC Brasil News

FAÇA FOTOGRAFIA NA CAMBURY!