Marketing e suas “peripécias”

O mercado do marketing é uma roda gigante cheia de novidades e com ritmo sempre acelerado. Estamos cada vez mais acostumados com as pesquisas por voz. Segundo os especialistas elas se tornaram tão importante quanto à busca por texto. Nos EUA, 42% da população já consideram a busca por voz um elemento essencial?

Outro detalhe que está cada vez mais no radar das empresas são os conteúdos interativos. Como é isso? É praticamente um mosaico que serve para complementar a informação feita através de gráficos, vídeos e imagens que permitem que o leitor clique e navegue como preferir. De acordo com a pesquisa Interactive Content Study, 87% dos profissionais de marketing concordam que quanto mais interativo, mais o conteúdo irá prender a atenção do leitor isso se comparando ao conteúdo estático.

Sabia que a onda dos textos curtos passou? Pois é, a moda agora são os textos longos, com umas 2 mil palavras ou mais. Eles estão sendo valorizados não apenas nos blogs, mas também nas redes sociais. Um levantamento com mais de 100 milhões de artigos sugere que os posts mais longos são os que geram melhores resultados – em determinadas redes sociais, inclusive.

Criativo, profundo e personalizado

O conteúdo de qualidade segue estabelecido como uma das maneiras mais eficientes para geração de leads. A diferença em relação aos anos anteriores é que agora mais do que nunca, o consumidor começa a pedir por um material que seja mais aprofundado. Além disso, a tendência é que os conteúdos reconheçam as particularidades de cada consumidor e ofereçam uma experiência completa, multicanal e personalizada.

A ideia é passar a entender as dores específicas dos consumidores. Como? Através de entrevistas e análises de dados. Com o mapeamento realizado, a estratégia precisa montar pontos de ativação das dores dos clientes (com e-books e outros padrões de comportamento) oferecendo conteúdos diferenciados e personalizados para os clientes. Isso aumentará a taxa de conversão da estratégia – para isso, as empresas precisão mapear a jornada de compra dos seus clientes com mais detalhes.

Vídeo bomba nas redes sociais

O vídeo no marketing digital é uma realidade. Os números não mentem: 72% das empresas que começaram a usar material em vídeo na sua estratégia digital registraram aumento nas suas taxas de conversão.

Uma evolução dessa ferramenta são as lives em redes sociais ou em plataformas próprias. Essas lives consistem em transmissões de vídeo ao vivo via ferramentas como o Youtube Live, Facebook Live, Instagram Live ou plataformas como o Twitch, LiveStreaming e outras.

Elas são populares, pois oferecem ao consumidor um vislumbre dentro dos bastidores de uma empresa. Entenda que as lives são ferramentas essenciais no trabalho de branding e de fidelização dos consumidores.

O interessante das lives é que elas são versáteis e conversam com outras tendências como os influenciadores locais (eles podem participar da transmissão). É a junção do conteúdo personalizado e do trabalho para engajar o público nas redes sociais.

Fonte: Rock Content                                                      

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