Marketing e interfaces

A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”. (Peter Drucker)

Você sabe exatamente o que é marketing? Muitas pessoas acreditam ser sinônimo de publicidade, mas essas são duas coisas diferentes. O marketing é a estrela maior do setor de vendas. Ele trabalha em prol do público-alvo e nas características do negócio. Já a publicidade utiliza a comunicação para solidificar a imagem da empresa perante o mercado, por meio da propaganda. Ambos estão interligados e são importantes para o sucesso de qualquer empresa.

Os profissionais de marketing criam demandas, promovem as vendas e ajudam as empresas na fidelização de clientes. Mas, na atual conjuntura eles precisam desempenhar novos papéis: ser estrategistas, alocar recursos escassos para apoiar prioridades da empresa e aumentar o retorno sobre o investimento. Isso e muito mais!

Esses profissionais precisam conhecer aspectos de outras áreas como TI ou grupos centralizados de ferramentas de análise. Por isso, eles precisam ter consciência de que é nas interfaces entre o seu departamento e a dos outros que os processos normalmente andam. Até mesmo porque as áreas de finanças, de estratégia de negócios e de fixação de preços são interdependentes e fundamentais para o sucesso das ações de marketing.

Decisões nas interfaces

O marketing precisa estar cada vez menos compartimentado e mais interativo e colaborativo. Com isso ele irá trabalhar de uma forma mais fluída em conjunto com outras áreas fronteiriças para as tomadas de decisões. Claro, após responder muitas perguntas dentre essas:

Estratégia de Negócios

Quando deveríamos nos curvar aos gastos com marketing? Quando poderíamos recuar?

Vendas

Como poderíamos alinhar métricas de desempenho para garantir que marketing e vendas focassem nas mesmas oportunidades?

Tecnologia da Informação

Deveríamos construir, comprar ou terceirizar as tecnologias de marketing de que precisamos?

Ferramentas de Análise

Que critérios deveríamos usar para alocar os escassos recursos analíticos em marketing e não em outras áreas?

Fixação de Preço

Como deveríamos determinar incentivos de preço ótimo para estimular o comportamento desejado do cliente?

Finanças

Como deveríamos estabelecer expectativas financeiras para investimentos de marketing tente e prove versus não comprovadas, mas promissoras?

Nenhuma empresa poderá lidar com todas as interfaces de uma vez. Mas organizações que identificarem as decisões mais importantes e aprenderem como torná-las mais eficientes estarão a caminho de um marketing melhor e mais eficaz.

Fonte: Harvard Business Review Brasil

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