Gastronomia tem mercado promissor

O Chef de Cozinha é o profissional responsável pela satisfação dos clientes nos restaurantes. Mas não é só isso. Sua função vai muito além, incluindo toda a parte gerencial do estabelecimento.

“Além de definir a filosofia do restaurante, escolher os produtos e montar o cardápio, o chef também é responsável pela gestão de pessoas na cozinha e, muitas vezes, do próprio restaurante.

É meu papel motivar a equipe e ajudá-la a fazer sempre o melhor, dando conselhos, ensinando novas técnicas e colocando-os como parte essencial de todo o trabalho”, destaca Jaime Solares, chef da Borracharia Gastrobar.

A rotina de Solares envolve definir as sugestões do dia, as compras que precisam ser feitas e a forma como os alimentos serão feitos. “Faço questão de acompanhar de perto todo o processo e ver todos os pratos que estão sendo servidos. Também é meu papel conversar com o meu fornecedor, conhecer o seu espaço e as suas técnicas de produção”, explica o profissional.

Mercado

Mesmo neste momento econômico delicado, o setor da gastronomia não para, sendo favorável aos chefs.

Além de atuar em restaurantes, churrascarias, pizzarias, hotéis etc, os chefs podem atuar como cozinheiros particulares e até mesmo prestar consultoria. “Um bom consultor gastronômico é aquele que já vivenciou o mercado, conhece os principais problemas e as vantagens daquela área. São aqueles que estão na cozinha, que conhecem boas técnicas, bons fornecedores, boas práticas”, afirma Solares.

Segundo ele, o mercado sempre será promissor para aquele profissional que tem humildade, persistência e não tem pressa. “Acredito que para ser um bom chef é preciso passar por todas as etapas da cozinha, conhecer cada processo antes de comandar uma cozinha. Para aqueles que não têm medo de aprender e estão dispostos a dar duro, o mercado é muito bom, ele sempre terá emprego e boas oportunidades”, completa.

Capacitação de dois anos é completa

Os interessados em se tornar um chef de cozinha devem fazer um curso tecnológico de dois anos, que pode ser encontrado aqui na Faculdade Cambury. No curso de gastronomia, o aluno aprende a construção do negócio gastronômico, a parte prática e a área gerencial. Também participamos de festivais gastronômicos, o que enriquece o currículo dos alunos.

 

Fonte: O Tempo – Economia

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner