Fotografia e concurso público

Ter uma carreira estável como fotógrafo, por meio de um concurso público é o que muitos profissionais dessa área querem. Alunos e professores do curso de Fotografia da Faculdade Cambury tem galgado esse caminho, como o aluno do 4º período Gustavo Moraes Mendes e a professora Mariana Capeletti.  Eles acabaram de ser aprovados no concurso da Câmara Municipal de Vereadores, em Goiânia.

Nada melhor do que o reconhecimento de um concurso público certo? Mas os concursos normalmente são bastante concorridos e cada vez tem exigido mais dos candidatos. Disciplina, estudo e foco é uma tríade que todo concurseiro precisa ter em mente. A publicitária e fotógrafa, Mariana Capeletti dá aula para o curso de Fotografia da Cambury há 4 anos. Ela confessa que a aprovação no concurso é resultado de mais de 10 anos de estudos diários sobre fotografia.

“Eu venho estudando sempre, não pensando apenas em concursos. Mas, principalmente, pro meu ofício principal que é a sala de aula”, explica. Como uma boa professora; ela dá dicas “de ouro”, para quem deseja passar também em algum concurso na área da fotografia.

5 DICAS PARA OBTER APROVAÇÃO

1-LEIA BASTANTE

Devore livros! Leia de tudo, principalmente, obras de qualidade como: jornais, revistas, clássicos da literatura e os livros técnicos de fotografia. Os maiores erros em concursos acontecem por deficiência em interpretação de texto. Não adianta ser bom em matemática, saber tudo da área específica e não compreender o enunciado da questão.

2- ROTINA

A disciplina em manter um cronograma de estudos é fundamental. Afinal, a rotina de estudos é que garante a superação de suas deficiências, aprimoramento de conhecimento e superação no quantitativo de questões acertadas em cada novo teste. O estudo diário exercita o cérebro e irá fazer de você um concorrente imbatível.

3- FOCO

Ter foco na área específica, geralmente valem mais pontos. Tem candidato que fica “atirando para todos os lados”, isso atrapalha o resultado que ele tanto busca: a aprovação. Não adianta o estudante de Fotografia prestar concurso para a polícia civil, técnico administrativo, entre tantas outras opções. Se você estuda para ser um profissional da fotografia e quer ser servidor público. Una o útil ao agradável!

4- PRATIQUE

A teoria fotográfica só é memorizada na prática. Todo ensaio e concurso fotográfico ou mesmo as participações nos Círculos do Conhecimento (evento prático da Faculdade Cambury) e resultados de PCA’s valerão a pena. O modelo de ensino dessa instituição é altamente prático e isso garante ao candidato uma maior segurança na hora de responder questões específicas em um concurso de fotografia.

5- GRUPOS DE ESTUDO

Os grupos de estudo podem auxiliar quem tem dificuldade em concentração. Junte-se com colegas que tenham o mesmo propósito e estude melhor. Além de um ajudar o outro, as habilidades do colega pode sanar a deficiência do outro. Aproveite essa era tecnológica e participe de grupos de estudo também no Facebook. Lá você encontra muitas dicas, fontes bibliográficas e vídeos inspiradores.

BAIXE AQUI O EBOOK PROFISSÃO FOTÓGRAFO

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner