Filmes que todo apaixonado por psicologia deveria assistir

O psicólogo é o profissional que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano, a partir da análise de suas emoções. Também diagnostica, previve e trata transtornos mentais e emocionais. Com certeza, é uma profissão para quem é apaixonado pelas diversas possibilidades da mente humana.

Você já pensou em ser psicólogo? Preparamos uma lista com filmes que todo apaixonado por psicologia deveria assistir. Confira!

1 – Uma mente Brilhante

Baseado no livro “A Beautiful Mind”, o filme “Uma Mente Brilhante” conta a história real do gênio da matemática John Forbes Nash Jr, que formulou um teorema revolucionário. Quando passa a ser atormentado por delírios e alucinações, John é diagnosticado com esquizofrenia e enfrenta muitas batalhas em sua vida pessoal.

2 – O Lado Bom da Vida

Esse filme conta a história de Pat Solitano Jr., que perdeu a cabeça após uma surpresa e, por isso, também perdeu sua casa, esposa e trabalho.  Após sair, Pat volta a morar com os pais e tenta reconstruir sua vida e voltar com a ex-esposa. Porém tudo muda quando ele conhece Tiffany, uma mulher que também tem seus problemas. A partir daí, vemos dois inadequados perante a sociedade tentando recomeçar juntos.

3 – A Pele que Habito

O Dr. Robert Ledgard é um cirurgião estético que dedicou-se à criação de uma nova pele transgênica mais resistente que a pele humana. Essa obsessão se deu quando a esposa de Robert foi carbonizada em um acidente de carro. Após perder a mulher e a filha de forma trágica, Robert se isola em casa e aplica sua pesquisa em uma cobaia: Vera, uma mulher que vive aprisionada na casa de Robert. Ao longo do filme, vamos descobrindo as motivações do cirurgião. Um ótimo filme para quem não tem medo de terror psicológico.

4 – As Horas

O filme nos apresenta três mulheres, que vivem em períodos diferentes, e são ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. A primeira delas é Virgina Woolf, autora do livro, que tenta escrevê-lo, em 1923, enquanto enfrenta uma crise de depressão. Em 1950, Laura Brown se esforça para sustentar seu casamento infeliz, enquanto lê o livro de Virgínia; e Clarissa Vaughn, uma editora nova-iorquina, prepara uma festa para seu grande amigo e ex-amante, que sofre de AIDS, em 2001. O filme, que retrata diversas faces da depressão, foi bastante aclamado pela crítica e recebeu 9 indicações ao Oscar.

5 – Temple Grandin

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Temple Grandin, uma mulher autista que possui inteligência incomum. Apesar das dificuldades de socialização, ela não permite que o autismo lhe impeça de conquistar seus sonhos e desenvolve um projeto que revolucionou a agropecuária, no manejo e abate de gados. As técnicas que Temple desenvolveu fizeram com que ela se tornasse conhecida mundialmente e, hoje, ela é palestrante e professora de Ciência Animal da Universidade do estado do Colorado.

6 – O Cisne Negro

O filme é mais um terror psicológico, onde Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque, que compete com uma nova bailarina na companhia de dança pelo papel principal no espetáculo O Lago dos Cisnes. Durante o filme, vamos mergulhando na mente da jovem bailarina, que passa por diversos desafios psicológicos na busca pela perfeição artística.

Esses são filmes que todo apaixonado por psicologia deveria assistir, pois são indicações superinteressantes. Com certeza, esses filmes poderão ajudar na escolha do seu futuro curso. Psicologia é um curso surpreendente e a área possui diversas oportunidades, de acordo com o perfil do estudante.

Já começou sua maratona de filmes? Depois nos conte o que achou! Quer saber como é o curso de Psicologia na Cambury? Clique aqui e saiba mais.