Escola de Gastronomia realizou a 1ª Mostra Cambury de Panificação, Confeitaria e Sanduicheria

Durante dois dias o público aproveitou palestras, feira de produtos alimentícios e degustação dos alimentos produzidos pelo os alunos durante a competição.

A primeira edição da Mostra  Cambury de Panificação, Confeitaria e Sanduicheria aconteceu no Centro de Convivência da instituição, em formato de palestras, workshops, exposição de marcas e produtos e competições com os alunos do 1ª, 3ª e 4ª período de gastronomia. O objetivo do evento é trabalhar a gastronomia e os aspectos sociais a ela associados para desenvolver o perfil de um aluno com espírito empreendedor, criativo e capacitado a interagir com a sociedade, nas suas diferentes demandas, focando especialmente o trabalho em equipe, o desenvolvimento do espírito de liderança, competitividade e a criação de senso econômico.

Workshop de bolachas decoradas

Para a chefe da Escola de Gastronomia, Thatyana Lacerda, o evento foi pensado para colocar o aluno amostra para o público. “O mostra partiu da ideia de colocar em prática as certificações desse semestre, envolvendo a Panificação, Confeitaria e Sanduicheria, para colocar os nossos alunos a amostra, por exemplo, hoje eles estão aqui sendo testados e avaliados por um corpo de jurados renomados na área”, comenta Thatyana.

O primeiro dia do evento ficou por conta da competição nas modalidades de Confeitaria e Panificação e a palestra sobre “Empreendedorismo, Marketing e Gastronomia”, com as fundadoras da Santa Gastrô, uma empresa digital com informações sobre o universo gastronômico. “Eu gostei muito do convite para estar aqui, acho muito importante o aluno ter esse contato com quem está lá fora, vivendo o mercado, como no nosso caso empreendo. Acabamos de contar uma história que deu certo, então eu acho que é meio que uma luz no fim do túnel para esses jovens”, frisa a jornalista e fundadora da Santa Gastrô, Bruna Borges.

Apresentação para os jurados

A maioria dos alunos formados na Cambury tem destaque na atuação em grandes estabelecimentos alimentícios em Goiânia, isso se deve ao pioneirismo do curso de gastronomia da instituição que fomenta bares, restaurantes e confeitarias na capital. A ex-aluna de gastronomia na Cambury e empresária da Cookieteria, Janaina Leonardo Ferro, foi uma das expositoras no evento. “Fiquei muito feliz de ser convidada, isso significa que eu fui uma boa aluna e aprimorei meus conhecimentos para estar aqui hoje expondo meus produtos. Achei bacana essa competição sadia, é importante para atualizar o aluno sobre as tendências de mercado”, conclui. A chefe de cozinha Sueli de Sousa, também aluna egressa do curso de gastronomia na Cambury, compôs o quadro de jurados. “ Acho importante isso para os alunos, eu já fui aluna da Cambury e já estive no lugar deles, é interessante porque você tem noção de como é uma competição, o tempo de fermentação de um pão e da preparação.  Então não é simplesmente fazer o curso, é uma boa iniciativa trazer aluno para fora da sala de aula.”

No período vespertino, o grupo ganhador na categoria confeitaria apresentou para os jurados um bolo de chocolate e café, com uma decoração nas cores verde e amarelo e a figura de uma mulher negra para lembrar a época do café no Brasil. A aluna Erika Guimarães, ficou emocionada com a premiação. “É muito gratificante fazer esse curso, porque é uma oportunidade que eu sonhava. Eu não esperava esse prêmio, a Cambury me trouxe bastante experiência e estou me formando bastante feliz”.  Na categoria panificação o grupo que levou o prémio apresentou o pão de pequi. Para o aluno Robson Santos, a competição é muito válida para testar os conhecimentos dos acadêmicos.  “Achei que foi muito válido esse concurso, é uma competição saudável, onde nós colocamos as técnicas que aprendemos no dia a dia, junto a criatividade para competir. Nossa escolha foi usar um ingrediente símbolo do nosso cerrado,  da nossa culinária, que  é o pequi e deu certo, estamos muito felizes” conclui.

No segundo dia, a tarde começou com um workshop sobre Bolachas Decoradas- com tema Natal, ministrado pela aluna do 2ª período de gastronomia e proprietária da empresa Oficina do Açúcar, Patrícia Biemotti. “É uma honra participar desse evento e poder compartilhar minha experiência com confeitaria artística para meus colegas. Estou na Cambury para ter meu diploma em gastronomia e aprimorar meus conhecimentos, mas eu já trabalho na área da confeitaria e tenho minha empresa. É meu sonho, gastronomia é tudo de bom, porque leva carinho e amor através do alimento”, comenta a aluna.

A categoria do dia foi Sanduicheria, o grupo ganhador apresentou um sanduíche de cebola e manjericão. O aluno do 1ª período e integrante do grupo premiado, Benedito Vitor, elogiou a competição. “É muito bom ter essa oportunidade de participar dessa competição logo no início do curso, porque a gente testifica e prova um pouco o que o mercado de trabalho quer. Porque é isso que vai contar lá fora. Na hora da entrevista de um emprego você não vai fazer uma prova teórica, devem te pedir para fazer um teste na cozinha” conclui.

No período noturno também teve competição nos dois dias de evento.  O primeiro dia foi a competição de Panificação e Confeitaria. Na categoria Panificação os ganhadores apresentaram uma Rabanada Assada de Choconetone, os alunos premiados são: Thainá Ribeiro, Fabio Moreira, Marcelo Alves, Cinthia Garden e Vinícius Brandão. E na categoria Confeitaria, os alunos; Rafaela Andrade, Francisco Neto, Iury Santos e Igor Veras, apresentaram uma Torta Romeu e Julieta.

No segundo dia, a categoria foi Sanduicheria. Os alunos ganhadores foram: Arthur Costa, Aniberg Cruz, Joyce Neves, Maria Cristiane Monteiro, Marcelia Caruso e Limar Castro, que apresentaram um hambúrguer de feijoada.

Veja a galeria de fotos!

Fotos: Lukas Martins, Rafael Rodrigues e Sara Mendonça

FAÇA GASTRONOMIA NA CAMBURY!