Ética profissional é destaque no Direito

Por Amanda Costa    

Se eu fosse dizer para os meus alunos, qual é o pulo do gato na profissão? Diria: siga a profissão com a mais absoluta ética e com respeito às pessoas e aos clientes. (Sara Cristina Rocha)

“Vale a pena ser honesto!” (Drº Helvécio Costa) 

Você sabia que o Tribunal de Ética e Disciplina é o órgão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)? Ele tem a finalidade de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) e pelo Código de Ética Profissional. Em última análise, contribui para a dignidade e a credibilidade da advocacia, considerada atividade essencial à administração da justiça.

Todo esse detalhamento anterior está no artigo 133 da Constituição Federal. Só que muito além dos livros, códigos e teorias, os alunos do 6º período do curso de Direito da Cambury acessaram outro universo: o da prática profissional!

A proposta foi da professora Sara Cristina Rocha, que nos dias 20 e 22 de março trouxe o presidente da 2º turma do Tribunal de Ética Disciplinar da OAB/GO, o Drº Helvécio Costa para um bate-papo franco e amistoso com os discentes.

O Tribunal exerce uma função muito importante, pois além de cortar o mal na própria carne, ele separa o joio do trigo. Afirma Drº Helvécio Costa. “Esse trabalho é sigiloso, porque os processos disciplinares tramitam em sigilo. Mas, o Tribunal de Ética de Goiás, inclusive, é um dos que mais condena advogados, no Brasil”, complementa.

“Sobre a ética é bem relevante falar da diferença da ética e da moral. A ética seria as relações sociais impostas pela coletividade e a moral é algo mais subjetivo da pessoa. Dentro desse contexto eu consegui observar que há um comportamento diferente, que envolve a coletividade”, afirmou o aluno Rodolfo Clarindo.

O acadêmico sempre sonhou fazer Direito. Quando veio para a Cambury trouxe na bagagem outro curso superior e experiências de coordenação pedagógica e gestão comercial. Só que ele queria mais e na busca por aprofundar conhecimentos na área jurídica ele chegou até essa faculdade e está apaixonado pelo curso e pela instituição.

Foto: Sara Mendonça

[button size=’small’ style=’white’ text=’SAIBA MAIS SOBRE O CURSO’ icon=” icon_color=” link=’https://cambury.br/curso/goiania/direito’ target=’_self’ color=’#2D8109′ hover_color=’#25a6a8′ border_color=” hover_border_color=” background_color=’#b9d40c’ hover_background_color=’#2F429F’ font_style=’normal’ font_weight=” text_align=’center’ margin=”]