Está procurando emprego? Fique ligado nas dicas do CIEE

Selecionamos 10 dicas para você fazer bonito na hora de conseguir um novo emprego.

  1. Tome cuidado com as redes sociais

Mais de 76% das empresas utilizam as redes sociais como Facebook, Linkedin e Twitter em alguma das etapas do processo de seleção. Por isso, evite expor excessivamente a sua vida e tome cuidado com fotos e depoimentos preconceituosos, agressivos ou que contenham algum tipo de pornografia.

  1. Não fale mal do seu emprego antigo

Por pior que tenha sido o seu trabalho anterior, evite falar mal das empresas em que trabalhou já que o empregador pode ficar com a impressão de que você fará o mesmo com a empresa dele.

  1. Cuide do seu currículo

O currículo é o seu primeiro contato com o empregador, por isso, procure ser o mais claro e objetivo possível. “Um selecionador lê centenas de currículos por dia, e quanto mais confuso o seu for, menor a chance de que ele leia com dedicação”, explica Gracielle Alencar, psicóloga e instrutora de aprendizagem do CIEE.

  1. Uma boa redação conta muitos pontos

Em alguma etapa do processo seletivo é comum que os entrevistadores peçam uma redação. Por ela é possível avaliar, além do domínio da língua, a argumentação, coerência e modo de pensar do candidato. Se o tema da redação for livre, opte por falar sobre sua vida profissional ou sobre a profissão que pretende exercer.

  1. Seja generoso nas dinâmicas em grupo

Durante as dinâmicas em grupo o avaliador estará muito mais atento ao seu relacionamento com outros membros da equipe do que ao desempenho da tarefa em si. Por isso, seja generoso e colaborativo no desenvolvimento das atividades.

  1. Sua vida não precisa ser um livro aberto

É claro que durante uma entrevista de emprego espera-se que você conte um pouco mais sobre você e que seja sincero nas suas respostas, mas lembre-se que o selecionador não é um terapeuta, nem um psicólogo, por isso, conte apenas o que for relevante para o processo seletivo.

  1. Autoconhecimento é fundamental

Sabe aquele momento em que o entrevistador pede que você diga seus pontos fortes e fracos? Evite repetir defeitos clichês como “perfeccionista”, “tímido”, ou “organizado demais”. Seja sincero ao falar de si, mas evite citar defeitos que possam comprometer a sua seleção. Por exemplo, um arquivista não deve falar que um dos seus principais defeitos é ser desorganizado.

  1. Seja pontual e tenha uma boa apresentação

Mesmo vivendo em grandes cidades, no dia da entrevista chegue com antecedência e vá com uma roupa condizente ao posto de trabalho desejado, evite roupas muito chamativas que roubem a atenção do que você estiver falando.

  1. Tenha entusiasmo

No dia da entrevista, é natural que haja um certo nervosismo – e o entrevistador já espera isso de você. Por isso, aja com naturalidade, evite gírias e tenha autoconfiança e determinação em relação à vaga. Fale com entusiasmo sobre você e sobre a área que deseja atuar.

  1. Pense como o selecionador

Quando tiver dúvidas sobre como se comportar ou agir, tente pensar como o selecionador. Para um cargo de atendimento ele preferiria selecionar alguém dinâmico ou retraído? Ele ficaria mais confiante em saber que você é uma pessoa empenhada em aprender ou resistente a novas experiências? Colocando-se no lugar do outro fica mais fácil compreender o que se espera de você.

 

Fonte: Guia do Estudante