Espaços Instagramáveis

No último dia da Semana de Design de Interiores, os alunos do período matutino tiveram uma palestra sobre espaços instagramáveis com a arquiteta Liana Araújo. Eles ficaram por dentro das novas tendências de cores e aprenderam um pouco mais sobre estratégias que envolvem o design, a fotografia e o marketing para a difusão de marcas no Instagram.

Por Amanda Costa

Com o boom das mídias sociais, todas as áreas precisaram de uma readequação. Isso não seria diferente para o Design de Interiores. A experimentação de produtos e serviços passa também pela divulgação do espaço. Surge com isso, o conceito de “espaços instagramáveis”, espaços físicos com potencial para chamarem a atenção e serem promovidos no Instagram pelos visitantes.

“Existem pesquisas que o Instagram está mudando o mundo. Está mudando o jeito que as pessoas se comportam. As pessoas tiram foto hoje de tudo e divulgam marca sem sentir que estão divulgando. Em uma viagem, por exemplo, tira a foto em uma parede incrível – isso é instagramável. Então, as marcas entenderam esse comportamento do consumidor e passaram a escolher melhor um prato, uma iluminação de um restaurante, por exemplo, para favorecer a divulgação da marca”, explica Liana Araújo.

Criar um espaço propício para a fotografia gera conexões. O primeiro passo sempre é se preocupar com a iluminação projetando espaços comerciais com claridade suficiente para assegurar que é possível fotografar todos os seus cantos. “Eu preciso entender toda essa conjuntura para poder iluminar melhor. Eu não projeto só para embelezar, mas para propor um acontecimento para a pessoa se sentir bem”, diz a palestrante.

Workshop

Após a palestra, os alunos fizeram miniaturas de Espaços Instagramáveis utilizando recortes de revistas. A ideia era colocar na prática os conceitos teóricos para uma melhor compreensão do assunto. Confira a galeria de fotos.