Durante três dias o 38ª Círculo do Conhecimento e Práticas Cambury movimentou a comunidade Cambury

O evento aberto ao público contou com feira de expositores, workshops, demonstração das profissões, palestras, estação gastronômica e atendimento ao público.

Entre os dias 20 e 22 de Novembro, a Faculdade Cambury realizou o tradicional evento institucional, Círculo do Conhecimento, que tem o objetivo de disseminar o conhecimento e criar espaço para que os estudantes apresentem as profissões do curso. Acadêmicos de todos os cursos da Cambury montaram o espaço de apresentação da profissão.

Coral Cambury

No primeiro dia de evento pela manhã aconteceu a montagem dos espaços e chegada dos expositores, no período vespertino teve workshop de gastronomia, a noite foi a abertura oficinal do evento com apresentação do coral Cambury, palestra sobre “STARTUPS: oportunizando desafios”, premiação de alunos destaque e apresentação cultural com Diany Paula Gondim e Elton Oliveira ( MPB e POP ROCK).

Para o coordenador da PCA- Prática Cambury de Aprendizagem, Jônatas Usevicius, o Círculo do Conhecimento e Prática Cambury  é uma oportunidade única para a integração de toda a comunidade Cambury e dos alunos com a prática da profissão. “Tudo aquilo que o aluno aprende na teoria, nos buscamos viabilizar com que ele pratique, desde a prática em laboratório, simulação em laboratório e até a prática externa, aqui nesse evento ele tem a oportunidade de mostrar isso para a comunidade, então é o ápice desse momento”.

Bruna Fonseca- aluna destaque do curso de Engenharia Civil

 

Dentro da PCA no Novo Modelo de Ensino da Faculdade Cambury, o aluno tem a oportunidade de desenvolver uma startup, visando solucionar um problema e gerar resultados escaláveis. Os alunos de gestão comercial apresentaram soluções criativas para as seis empresas que estiveram presentes no evento. “Nós fizemos um estudo da empresa e vimos à necessidade de melhorar a gestão do estoque, então apresentamos o projeto por meio da faculdade, com a mentoria do professor Edelmo, a proposta foi aceita e, agora estamos vendo o resultado do nosso trabalho”, comenta o aluno do 3ª período de gestão comercial, Vanderlei Barbosa. A dona da empresa atendida, Joana Moreno, aprovou o trabalho dos alunos da Cambury. Segundo ela, eles estão preparados para atuar no mercado. “Fiquei muito feliz de ser escolhida por eles, eu aprendi bastante, é um projeto de aprender, eles aprendem fazendo e eu aprendo com ele, porque eu não tinha noção da importância da inovação e da praticidade, mas com a chegada desses jovens, eu puder ver o quanto é importante, o quanto a gente peca em pequenas coisas”, frisa a dona da Encantar Perfumaria.

A primeira palestra do evento foi sobre “Startup: oportunizando desafios”, com Alexandre Andrade, que falou para a comunidade acadêmica sobre sua experiência profissional e motivou os jovens empreender e criar soluções inovadoras para o mercado. “É sempre um prazer falar sobre inovação, principalmente para esses jovens, porque a inovação vai estar em nossa vida sempre, então cada vez mais pessoas comuns vão precisar entender sobre inovação”, comenta.

O aluno de Design de Interiores, Vinicius Moreira, aprovou o novo formato do Círculo do Conhecimento. “É muito importante a gente colocar na prática o que aprende na teoria, então a PCA, ela nos proporciona esse momento, de trazer o que aprendemos, projetar e montar esses stands e, ver o resultado é muito satisfatório. O designer de interiores atua em duas profissões, então aqui nós montamos o ambiente para mostrar o paisagismo, ambiente externo e também o ambiente interno”.

A premiação do aluno destaque é uma iniciativa da Cambury para reconhecer e incentivar o desenvolvimento do aluno durante as aulas, as faltas e notas. É escolhido o melhor aluno de cada curso e o mesmo ganha um certificado e um cheque no valor de 500 reais. Bruna Fonseca Rocha é aluna do 6ª período de engenharia foi e foi a aluna premiada do curso. “Estou muito feliz pela  premiação, acredito que é um reconhecimento do meu esforço”, comenta a aluna ao elogiar a Cambury. “É um diferencial da Cambury trazer essa prática, não são todas as faculdades que permitem ao aluno fazer isso, e isso é fundamental para o aluno conseguir entrar no mercado de trabalho apto para concorrer”, conclui.

Os alunos de psicologia da fizeram uma ação voltada para as profissões do curso, com profissionais de cada área presentes no espaço dedicado às profissões. Para isso, fizeram camisetas temáticas, elencando as profissões e destaques do mercado profissional em Psicologia, além disso, os alunos apresentaram simulação de procedimentos da profissão. “É uma oportunidade de aprendizado, tanto na preparação para está aqui na PCA, quanto agora, na hora de apresentar a profissão na prática. Esse ano, nós trouxemos a proposta do teórico Jean Piaget, sobre a teoria do desenvolvimento infantil, que fala dos estágios e da importância do conhecimento desses estágios. Estamos bem contentes com nosso trabalho, tivemos bastante apoio do chefe da escola, o Júlio, nós somos muito unidos, o curso de psicologia da Cambury é uma família”, elogia aluna do 3ª período de psicologia, Ellen Pavani.

O presidente da ACIEG-Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás, Rubens Fileti,   participou da mesa redonda da escola de negócios e falou sobre a importação de se qualificar e buscar o novo. “Historicamente esse evento vem agregando muito no currículo dos alunos, eu acho bacana porque quando você traz o setor produtivo e os empresários para falar com a parte acadêmica, isso gera muita riqueza para esses profissionais que estão se formando”, comenta.

E para fechar o evento com “chave de ouro”, a escola de Estética e Cosmética realizou o desfile “PASSARELA VERÃO 2020”, com as tendências para o próximo verão. Toda a produção de cabelo e maquiagem foi das próprias alunas de estética, que também foram as modelos. “Eu achei incrível esse Círculo, estar junto com o público e mostrar a nossa profissão, foi muito maravilhoso. Nós da estética nos unimos para montar esse lindo desfile, produzimos as modelos e mostramos nosso trabalho que eu acredito que foi incrível” comenta a aluna de Estética, Samara Evily.

Desfile verão 2020- aluna Samara Evily

Veja a galeria de fotos!

Fotos: Lukas Martins, Rafael Rodrigues e Sara Mendonça