DIA DO SORVETE: CONFIRA UMA RECEITA PARA COMEMORAR A DATA

Uma sobremesa tão especial merece ter seu próprio dia! Hoje, 23 de setembro, é celebrado o Dia do Sorvete, essa delícia gelada que todo mundo adora.

O sorvete é uma paixão antiga: há mais de 4.000 anos, na China, já era saboreada uma sobremesa à base de leite e arroz que era congelada na neve. Foi este doce, apreciada pelos nobres da região, que evoluiu até chegar no sorvete que hoje conhecemos.

Muitos países contribuíram para aprimorar e incrementar a receita do sorvete. Por exemplo, a primeira sorveteria de que se tem notícia foi aberta em 1670, na França, por um italiano. O Brasil também entrou na mistura, criando sabores novos que são bem típicos das frutas que temos aqui: manga, pitanga, jabuticaba, carambola, caju e até mesmo o coco.

Mais recentemente, em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias do Sorvete firmou a data de 23 de setembro como o Dia do Sorvete. E não é por acaso: é o dia que marca o fim do inverno e o início da temporada de calor no Brasil. Nada combina melhor com o calor do que um sorvete, não é mesmo? Confira então uma simples e prática receita de sorvete para fazer em casa:

– Bata 2 latas de leite condensado no liquidificador por 3 minutos, ou até ficar com uma textura firme.

– Misture delicadamente 600mL de creme de leite fresco, bem gelado, batido em chantili (picos).

– Despeje em um pote com tampa e leve ao freezer por pelo menos 3 horas.

Você pode incorporar a essa receita o sabor que quiser: chocolate, passas ao rum, morangos levemente cozidos com açúcar e o que mais sua imaginação permitir. Será uma delícia! Vamos comemorar?