Dia do Hambúrguer

No dicionário, o significado de hambúrguer é carne picada e aglomerada e de formato, geralmente, redondo. Agora qual é o significado do sabor proporcionado por ele? Hum…. é incrível! A Escola de Gastronomia da Faculdade Cambury ensina às técnicas para os alunos fazerem esse sanduíche tão querido dos brasileiros.

Por Amanda Costa

O Dia mundial do Hambúrguer é comemorado hoje, dia 28 de maio. O hambúrguer é uma das carnes mais populares em todo o mundo e teria sido criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo e daí a origem do seu nome. Isso é o que dizem, até mesmo porque a sua origem é um pouco controvérsia.

O que todo mundo sabe é que nos Estados Unidos, o hambúrguer ficou famoso. As multinacionais de comida rápida o espalharam pelo mundo inteiro. Se os americanos não o criaram, eles acrescentaram o pão à carne. Para juntar complementos como queijo, molho e a salada foi um pulo!

Gourmet

No Brasil desde a década de 1950, o hambúrguer atualmente ganha versões que conquistam mais público a cada dia que passa. Chefs  elaboram receitas adicionando diferentes ingredientes e a carne nem precisa mais ser usada. Sanduíches de salmão, peru, frango e vegetarianos já são do gosto do brasileiro.

Pegue sua batata frita e seu refrigerante e aproveite a ocasião para espantar a fome com praticidade. Se preferir colocar a mão na massa para fazer o próprio hambúrguer. Que tal, conferir essa receita incrível da professora do curso de Gastronomia da Cambury, Chef Patrícia Miotto?

– Ingredientes –

Pão

50 gramas de farinha de trigo, 15 gramas de fermento biológico,100 ml de água,750 gramas de farinha de trigo,40 gramas de açúcar refinado,15 gramas de leite em pó,8 ml de óleo,250 gramas cerveja IPA,1 ovo,40 gramas de manteiga,10 gramas de sal e 100 gramas de gergelim para enfeitar

Cebola Caramelizada

5 cebolas e 300 gramas de açúcar

Creme Gorgonzola

300 gramas de gorgonzola, 200 gramas de creme de leite fresco e 200 gramas de queijo prato fatiado

1 maço de rúcula

Maionese alho

3 ovos, 3 dentes de alho e 500 ml de óleo

Picles de pepino

3 pepinos japonês, 200 ml de água, 200 ml de vinagre, 100 gramas de açúcar, 10 gramas de sal, 2 folhas de louro e 3 gramas de cravo

Hambúrguer

1,5 Kg de acém moído duas vezes, 1,5 Kg  costela bovina sem gordura moída e 500 gramas da gordura

-Modo de Preparo-

Cebola Caramelizada

Corte a cebola finamente e deixe de molho por 30 minutos em água gelada. Em uma panela derreta o açúcar até virar caramelo. Acrescente a cebola e a água e deixe 30 minutos até caramelizar.

Molho de Gorgonzola

Misture o gorgonzola com o creme de leite, leve ao fogo em banho Maria até derreter todo o queijo. Não deixe ferver.

Maionese Alho

Bata no liquidificador os ovos, o alho com limão e sal. Acrescente o óleo aos poucos até firmar.

Picles de pepino

Mergulhe os pepinos em água fervendo por um minuto. Retire-os da água fervendo e mergulhe-os imediatamente em água gelada + gelo para dar um choque térmico. Esse processo vai ajudar a manter a cor e a garantia da textura crocante dos picles. Para fazer a calda misture o vinagre, a água, o sal e o açúcar, deixe aquecer até levantar fervura. Desligue e reserve. Junte com o pepino finamente e deixe esfriar.

Pão

Misture as 200 gramas de farinha, 10 gramas de fermento, duas colheres sopa de açúcar e água morna até obter uma aparência de um mingau grosso. Deixe crescer 30 minutos. Depois acrescente os líquidos e demais ingredientes menos à farinha. Vá colocando aos poucos até o ponto. (a massa deve estar homogênea. Sovar bem). Deixe crescer por 40 minutos.

Modele as bolas com 150 gramas de massa. Deixe crescer por 30 minutos. Pincele com uma gema de ovo batida. Asse em forno aquecido 180 c.

Hambúrguer

Misture as carnes e modele. Na hora de grelhar jogue sal e pimenta do reino por cima. Monte os sanduíches e chame os amigos ou a família para devorar. Bom apetite!

FAÇA GASTRONOMIA