Dia da Justiça Social

“A primeira igualdade é a justiça”. (Victor Hugo)

Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial da Justiça Social, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Trata-se de uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a luta contra a pobreza, a exclusão, o preconceito e o desemprego.

A justiça social está no cerne da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável. De maneira geral, podemos dizer que a erradicação da pobreza e o fim da fome são questões de justiça social, assim como a saúde e o bem-estar da população, a educação de qualidade, a igualdade de gênero, o acesso à Justiça, e assim por diante.

Segundo dados da Oxfam, o Brasil é um dos dez países mais desiguais do mundo. Em relação à renda, por exemplo, os 5% mais ricos do país recebem por mês o mesmo que os demais 95% da população juntos. Ou seja, apenas cinco bilionários brasileiros possuem, juntos, o mesmo patrimônio que a metade da população mais pobre do país. Um trabalhador que recebe um salário mínimo precisa trabalhar 19 anos para ganhar o mesmo que um desses bilionários recebe em apenas um mês.

Fonte: DW Brasil

 

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPD – Estude agora e pague depois, Clique no banner