Designer de produto: o que faz esse profissional?

O profissional formado em Design de Produto pode criar produtos de todos os tipos. Se você fizer uma rápida pesquisa sobre quais são os possíveis locais de trabalho de uma pessoa da área, verá que poderá encontrá-la tanto na equipe de desenvolvimento de jóias quanto em uma fábrica de carros. Ele pensa no produto como algo integrado à marca. Designers trabalham com projetos: então, eles são responsáveis por elaborar um item a partir de conceitos que já são intrínsecos à empresa e também a partir de novos ideais que serão exclusivos daquele produto.

Uma marca de joias clássicas pode decidir inovar e criar uma coleção somente com pedras encontradas no norte do Brasil. Então, os produtos devem preservar a identidade luxuosa da empresa, mas terão que apresentar características relativas ao garimpo e à vida da população de locais da região norte.

Outro exemplo? Uma indústria de carros populares não irá investir em exemplares extremamente sofisticados, ou na produção de vários carros sedã. No entanto, ela pode decidir criar uma linha específica de automóveis que apresentem desenho e funcionalidades que estão, geralmente, restrita aos veículos caros. A partir dessas ideias iniciais, o designer será responsável por pensar, por exemplo, como poderá ser o interior desses novos carros: os bancos levarão pano ou couro? De quais cores? Qual tecido e padrão de estampa?

 

Fonte: Guia do Estudante