Conhece castanha de baru?

O professor de Gastronomia da Faculdade Cambury, Márcio Zago ensina como fazer canjica com baru. A receita tem como principal ingrediente a castanha de baru, tipo de amêndoa bastante comum no cerrado brasileiro. O fruto do baruzeiro oferece muitos benefícios para a saúde, para a qualidade de vida e o bem-estar.  

O baru ou cumbaru é um fruto protegido por uma dura casca, que no seu interior tem uma amêndoa de sabor parecido com o do amendoim. Ele tem alto valor nutricional e é muito apreciado. O baru possui cerca de 30% de teor de proteínas, mais do que o coco da Bahia, a castanha do Pará e a castanha de caju. Confira alguns dos benefícios:

Controle da anemia

A castanha do baru apresenta uma rica porcentagem de ferro, por isso é uma forma de prevenir anemia. Em 100 gramas de castanha é encontrado 59% da recomendação diária de consumo de ferro.

Queima da gordura localizada

Por apresentar substâncias que ajudam na reorganização dos adipócitos, as células de gordura, localizadas principalmente na região abdominal, a castanha é uma aliada para quem perder de vez a “barriguinha”.

Além disso, a castanha tem uma substância que age exclusivamente sobre o efeito do hormônio do estresse (cortisol), impedindo o acúmulo de mais gordura nesta região.

Poder cicatrizante

Por apresentar propriedades anti-inflamatórias, o consumo do baru tanto internamente, com a alimentação, como externamente, com os óleos é recomendável contra processos inflamatórios.

Alto nível de zinco

A castanha do baru também apresenta uma excelente porcentagem de zinco, em 100 gramas são encontrados quase 47% do consumo ideal diário de zinco. O zinco é um mineral que ajuda na imunidade e no controle de diversas doenças.

Poder antioxidante

Por evitar a formação de radicais livres, o consumo de Baru também é antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células.

Agora que descobriu todos os benefícios do baru. Que tal ir para a cozinha e preparar algo delicioso para a família e os amigos?

Canjica com baru

INGREDIENTES:

200g milho para canjica / 150g de açúcar / 750ml de leite / 1 (unidade) canela em pau / 3 (unidades) cravo /1 lasca da casca de laranja ou limão / 50g de castanha de baru / 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

1º passo – Lavar o milho de canjica e deixar de molho. Cozinhá-lo em panela de pressão junto com a canela, os cravos e o pedaço de casca de laranja ou limão, por aproximadamente 30 min. (O milho tem que ficar bem macio)

2º passo – Retirar a casca da laranja, a canela e os cravos. Reserve os grãos de milho.

3º passo – Em uma panela, caramelizar o açúcar, acrescentar o leite e deixar ferver. Acrescentar os grãos de milho e a pitada de sal e deixar cozinhar até ficar bem cremoso. Desligar o fogo. Misturar parte do baru moído.

4º passo – Sirva a canjica em porções individuais com o restante do baru moído por cima.

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