Conceito de Liderança

Opinião do chefe da Escola de Psicologia, prof. Dr Julio Cesar Alves, sobre o conceito de liderança. Artigo 1/3.

Percebe-se que a visão da psicologia organizacional acerca do trabalho, é a de que este é um instrumento de realização do sujeito como instrumento direto de produção. Neste sentido, a psicologia tem buscado cada vez mais ampliar a compreensão acerca da possível ligação entre o indivíduo, o trabalho e a sociedade, por meio do estudo do comportamento.

De acordo com Hunter (citado por CARDOSO 2006) liderança como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Bem como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Desse modo, podemos entender liderança como o ato de influenciar pessoas dentro de uma organização. Sendo assim, para uma eficácia do estilo de liderança, precisamos entender o efeito dela sobre o desempenho da tarefa e da satisfação do influenciado, seja ele indivíduo o grupo (SANTOS et. al., 2016, p.2);

O líder deve ser capaz de reconhecer quais as implicações do ambiente que estão atrapa-lhando a realização dos objetivos estipula¬dos e, a partir disso, aplicar as melhores técnicas administrativas para a resolução desses problemas. A liderança, desta forma, concentra-se nos seguintes fatores, descritos por Sto¬ner e Freeman (2000. p. 350-351):

– A personalidade, as experiências a. passadas e as expectativas do líder;

– As expectativas e o comportamento do superior;

– Exigências da tarefa;

– Expectativas e comportamentos dos pares;

– Características, expectativas e comportamento dos subordinados;

– Cultura e políticas organizacionais;

Dessa forma, o líder precisa se atentar para todos estes fatores para que possa gerar uma tomada de decisão assertiva, tendo em vista um crescimento tanto da empresa como de seus colaboradores, pois se o estilo de liderança se pauta nestes princípios conseguirá alcançar seus objetivos da melhor forma possível.

Julio Cesar Alves

Pós-Doutorando em Psicologia. Doutor em Psicologia, com ênfase em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (PSSP) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com área de concentração em Psicologia Social, do trabalho e das organizações. Especialista em Psicopatologia: subsídios para atuação clínica, também pela PUC Goiás. Graduado em Psicologia (Bacharelado, e formação de Psicólogo) pela Universidade Paulista. Editor de livros cadastrados pela Agência Brasileira do ISBN. Fundação Biblioteca Nacional. Psicólogo Clínico e Professor de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, com experiência na área de gestão educacional.

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NA FACULDADE CAMBURY

INSCREVA-SE – (62) 3236-3020

Com atuação em Goiânia-GO e Formosa-Go, há 28 anos preparamos nossos alunos em áreas específicas e formamos profissionais completos para o mercado de trabalho através de um modelo inovador de ensino que une teoria e prática em uma formação profissional, dinâmica e atualizada.

Dispomos de 19 cursos de graduação, sendo 13 cursos tecnólogos e 6 bacharelados. Somos reconhecidos pelo MEC com nota 4* e, com a Prática Cambury de Aprendizagem, permitimos que os alunos desenvolvam projetos diretamente para o mercado, através de empresas facilitadoras e supervisão de um profissional capacitado, e conquistem uma certificação por período.

Somos referência no mercado de pós-graduação em Goiás e atuamos com cursos In Company e Parcerias Educacionais para atender as necessidades específicas de cada empresa e segmento.

 

PSICOLOGIA É NA CAMBURY!