Como ser um líder exemplar?

Pela história que conhecemos várias são as fontes sobre o nome “liderança” incluindo aquela história da Mesopotâmia que foi por volta de 4.000 a.c (onde hoje é o Iraque), começava ali os primeiros vestígios da liderança. A necessidade de se viver em conjunto e em sociedade fez “acontecer” cada um dos líderes daquela época. Para que os projetos fossem seguidos, os líderes precisaram tomar frente de muitas situações. Logo depois disso houve o advento da escrita começando ali uma etapa importante da humanidade que acompanhavam esses primeiros líderes, seus estilos de comunicação entre eles, transformando, organizando, articulando todos os demais descobrimentos e invenções importantes e reconhecidas até hoje.

Os processos de mudança foram acontecendo de forma acelerada para aquele momento (quase como hoje em dia), desencadearam o progresso e o surgimento das organizações como já sabemos como atualmente. Sobre esse assunto, temos muito mais informações porque estudamos, assistimos, discutimos e em todos os instantes, somos bombardeados de dados que geram conhecimento puro sobre SER LÍDER REFERÊNCIA, não é mesmo?

Mas, pense nessa situação: se você pudesse, nesse instante, lembrar-se do melhor líder que você já viu, trabalhou, conheceu ou apenas ouviu dizer que existe/existiu, você seria capaz de descrevê-lo (a)? Quais competências e qualidades essa pessoa tem para merecer a sua lembrança e o seu reconhecimento?

Independente da lista de qualificações que você acabou de pensar. Veja se essa pessoa tem algumas dessas:

Visão

Essa pessoa tem visão a médio e longo prazo, conseguindo antecipar cenários, desenhar target (alvos), direcionando ações conforme as percepções, metas e objetivos da sua equipe ou empresa.

Comunicação Efetiva

Consegue fazer com que algo complicado seja explicado de forma simples para que todos possam entender. Sabe observar o seu público e são pessoas que falam além das palavras, que conseguem ter uma qualidade surpreendente de trabalhar a essência da comunicação verbal e não verbal.

Processos Planejados

Planejar, fazer, checar e agir são fatores primordiais da liderança, principalmente, quando tem-se coesão e coerência em todas essas etapas. É necessário ter, em meio a tanta ação e resultado, um pouco do lado analítico para uma melhor ordem e controle de todos os planos estratégicos e suas etapas.

Princípios e Ética

Conduta reta, efetividade ética e conformidade são assuntos bastante falados atualmente em todos os mercados e tamanhos das empresas. A proteção das informações, o conflito de interesses, a gestão de conflitos são todas e muitas outras particularidades que devem ser discutidas nesse quesito. É fundamental o respeito mútuo, a linha racional ética e uma conduta exemplar para que seus liderados percebam e assumam a ideia de trabalhar muito além da manutenção do bom-senso, afinal está em conformidade é importantíssimo.

Coragem

Quando somos considerados “líderes heróis”, só acontece porque temos coragem de ter todas as outras competências, estudando, qualificando, atraindo, mantendo, sabendo que todos têm o direito de errar na busca do melhor acerto. Saber a hora certa de tomar uma decisão difícil onde muitas vezes o desafio é conquistar e tornar-se sempre melhor.

Como você viu ao longo do artigo, o líder exemplar é aquele capaz de trazer além dos resultados, o modelo vivo daquilo que deve ou não ser feito, inspiração, legado – focado na conquista e melhoria das metas e objetivos.

Imagine agora se você se tornasse um desses líderes? Como estariam pensando de você em relação às suas competências? E pela forma que você trabalha o desenvolvimento, motivação e promoção de toda sua equipe, incentivando e buscando o foco em resultados cada vez mais ousados! Como?

Nesse momento, o grande diferencial competitivo no mercado é saber tudo, conhecer a fundo seus liderados, saber comunicar com cada um fazendo com que sejam peças exclusivas, porém interdependentes na busca incansável da melhoria contínua.

Pratique a sua melhor versão! Faça com capricho! Torço pelo seu momento!

Carlo André S. Oliveira é professor da Faculdade Cambury.  Empresário, consultor empresarial, master coach, analista de sistemas, profissional de administração e marketing com MBA em Mkt Internacional e em Mkt Farmacêutico. Além disso, é escritor, hipnólogo, programador neurolinguístico e também palestrante.

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner