Aula inaugural

“O mundo se divide entre as pessoas que estão abertas ao aprendizado e as que não estão”. (Carol Dweck)

Amanda Costa

O primeiro dia de aula no ensino superior é sempre um momento mágico.  Afinal, os alunos ficam aflitos para darem mais um passo em sua formação pessoal e intelectual. Todos vêm cheios de sonhos e sede de saber. Alguns já até pegaram o diploma; fizeram outra graduação, mas optaram por aprimorar conhecimentos ou seguir em outra área do mercado de trabalho. Esse é o cenário da Faculdade Cambury no dia de hoje, (21/02) durante a aula inaugural dos três turnos.

A aula inaugural é um momento único de recepção, acolhimento e apresentação do modelo de ensino, cursos e estrutura dos departamentos da faculdade. A coordenadora de qualidade do ensino Ana Cláudia Guedes apresentou os chefes das Escolas, a bibliotecária Lilian Guimarães falou sobre a importância da leitura e como a biblioteca da instituição está estruturada e o diretor de ensino falou dos principais eventos educacionais e sobre a Prática Cambury de Aprendizagem (PCA).

Pensamento Estratégico

Os calouros assistiram à palestra: “Pensamento Estratégico”, ministrada pela professora Alice Galvão. A primeira mensagem dela foi pedir calma para os alunos e explicar que onde quer que eles estejam é possível traçar um caminho estratégico para a realização de sonhos.

“O pensamento estratégico é desenvolvido. Esse processo ocorre com o nosso autoconhecimento, a partir das experiências que temos na nossa jornada, nos exemplos que a gente vê. Além disso, é preciso que a gente viva o presente, mas com olho no futuro”, explica.

A mensagem central que a palestrante passou foi de que o conhecimento faz parte da jornada de cada um de nós. Nenhum conhecimento é desperdiçado e que o mais importante é abrir a mente para o novo.

Estórias

A caloura do curso de Design de Interiores, Christiane Maia não é tão caloura assim, pois já tem formação acadêmica e atua há 12 anos com decoração de eventos e achou que precisava aprimorar conhecimentos, ou seja, teve um pensamento estratégico.

“Depois de 30 anos estou voltando para a faculdade e estou com muita expectativa”, conclui.

A nova aluna do curso de Direito Karoliny Santos está entusiasmada com esse novo momento da sua vida. Ela disse que foi a família dela que percebeu a sua vocação para a área jurídica. “Eles falavam que eu não aceito as coisas como são e luto pelos meus direitos, por isso percebi que o ideal era dedicar tempo para estudar naquilo que já tenho vocação. Estou muito feliz por estar começando a fazer Direito”.

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPD – Estude agora e pague depois, Clique no banner