As competências necessárias para ser um bom administrador

Já pensou em fazer Administração? O curso é um dos mais procurados nas universidades, pois abrange diversas áreas do conhecimento e possibilita atuação em variadas funções nas empresas, o que aumenta as perspectivas profissionais.

Essa área possui alta demanda, mesmo com a grande oferta de profissionais que saem das faculdades todos os anos. Isso porque qualquer empresa precisa de administradores. Nesse texto, você entenderá o que se faz nessa profissão e saberá as competências necessárias para ser um bom administrador.

O que faz um administrador de empresas?

A função principal de um administrador de empresas é gerenciar as estratégias para atingir os objetivos da empresa. Esse profissional coordena os recursos financeiros, materiais e humanos da organização; e pode atuar em todos os departamentos.

Ou seja, o leque de opções para o administrador é vasto, podendo trabalhar no setor de gestão de pessoas, compras, vendas, marketing, finanças, entre outros. Mas não importa o departamento, o administrador sempre irá atuar em prol dos objetivos e metas da empresa.

Qual o perfil do administrador?

Pense que você estará lidando diretamente com muitas pessoas, liderando equipes e agindo para solucionar problemas. Primeiramente, precisará ser flexível, visionário e ter um espírito empreendedor. Ou seja, uma pessoa que não irá desanimar e nem deixa sua equipe perder o foco. Veja, de forma mais abrangente, as competências necessárias para ser um bom administrador:

Comunicação é imprescindível

Nada mais justo, se você terá que liderar pessoas, não é mesmo? Pois hoje sabemos que um líder de sucesso não é mais aquele fechado, que apenas dá ordens; mas sim o que sabe se comunicar, expressar seus ideais, aconselhar e, além disso, ouvir, que também é uma parte muito importante na comunicação interpessoal.

Em muitos momentos, você precisará se expressar com clareza, de forma que todos entendam o que você quer dizer. Também será preciso demonstrar confiança, pois as pessoas que trabalham ao seu lado terão que confiar em você. Mas, calma, quer ser administrador e não é muito comunicativo? Comece a observar seus pontos fracos agora e corrija-os. Algumas atividades artísticas, como dança e teatro, também são aliadas da boa comunicação.

Seja organizado

Sendo organizado, você conseguirá estabelecer melhor as estratégias para atingir as metas da empresa. E se algo der errado? Você terá que analisar todos os passos dados para saber como agir do momento em diante. Ou seja, será responsável pelo planejamento e terá que lidar com prazos, planilhas e relatórios, além de gerenciar uma equipe. Como cumprir tantas funções importantes, sendo uma pessoa desorganizada?

Trabalhe sua organização, comece a anotar seus objetivos de vida e curto, médio e longo prazo; e anote também o que será preciso fazer para alcança-los. Tente não deixar de cumprir suas estratégias e já terá uma boa noção de como a organização é necessária para um bom administrador.

Conhecimento nunca é demais

Como dito anteriormente, os estudos sobre Administração englobam diversas áreas do saber, o que é muito bom, mas exige comprometimento do estudante. Os conhecimentos estão sempre se atualizando e você não quer ficar para trás, não é mesmo? É necessário aprender continuamente, para não se tornar obsoleto.

Também é importante manter-se informado, pois informação é poder. Saiba as novidades não só da sua área, mas possua uma visão abrangente sobre mercado e política em geral. Essas noções te ajudarão muito no dia a dia. E, por fim, não deixe de compartilhar conhecimento com a sua equipe.

Seja um líder

O espírito de liderança é essencial para ser um bom administrador. Você precisará planejar, organizar recursos e traçar estratégias em comum. Para tudo isso, tem que saber comandar.

Se você não gosta de liderar, essa carreira não é para você. Mas, se você gosta, apenas não sabe como, não se preocupe. Ninguém nasce um líder nato, mas pode tornar-se. Empenhe-se em ser uma pessoa proativa, empática, observadora e boa ouvinte. E não se esqueça de trabalhar a humildade: reconheça suas falhas e tente melhorar.

Agora que você já sabe algumas das competências necessárias para ser um bom administrador, se essa é a profissão que você escolheu, invista no seu sonho e se destaque no mercado de trabalho.

Gostou das dicas? Então, curta nosso Facebook e acesse outros conteúdos como esse!