Aprenda fazer escondidinho

Por Amanda Costa

A carne serenada é o ingrediente principal desse prato. Ela que possui um dos métodos mais primitivos para conservação. O principal diferencial em relação à carne seca é a menor quantidade de sal e tempo de secagem.

O escondidinho é um prato bastante popular nos estados brasileiros do Nordeste (de origem em Pernambuco) e, posteriormente, também apreciado em Minas Gerais e no restante do Brasil. Aprenda com o Chef Chrystienio Teles Marques, nosso ex-aluno de Gastronomia da Faculdade Cambury fazer um escondidinho de carne serenada.

INGREDIENTES:

1 Kg de carne de sal dessalgada / 1 kg de mandioca / 1 litro de leite / 500 ml de creme de leite / 300 gramas de cebola / 300 gramas de tomate / 1 maço de cheiro verde / 400 ml de manteiga de garrafa / 400 gramas de catupiry / 200 gramas de parmesão / 50 gramas de alho / Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Dessalgue a carne e corte em pedaços médios e cozinhe até ficar bem macia, desfie em seguida. Corte o tomate sem semente e a cebola em julienne. Em uma panela coloque 200 ml de manteiga refogue o alho, a cebola e o tomate, adicione a carne desfiada e finalize com cheiro verde, reserve. Cozinhe a mandioca, bata aos poucos com o leite criando uma mistura fina, em uma panela adicione o restante da manteiga e misture com o purê de mandioca, deixe cozinhar por média de cinco minutos em fogo brando. Finalize com o creme de leite e se precisar ajuste com um pouco de sal dependendo do tempero da carne. Em um recipiente forre o fundo com purê, uma camada de no máximo um dedo e meio de altura. Coloque a carne e depois o catupiry. Cubra com outra camada de purê com no máximo um dedo de altura e finalize com o parmesão ralado para gratinar.

Dicas: É importante a massa estar mais lisa e fina. Deixe assar até levantar fervura e o parmesão ficar dourado. É importante também bater a mandioca, por pouco tempo no liquidificador para não criar liga.

GASTRONOMIA