App permite controlar diversas funções da casa à distância através da voz

Esquecer de regar as plantas ou apagar as luzes é algo muito comum de acontecer com a correria do dia a dia. E o que antes causava peso na consciência e preocupação, agora pode ser resolvido pelo aparelho que mais usamos atualmente: o smartphone!

Em meio a tantos aplicativos criados no mundo inteiro, alguns foram pensados para facilitar a vida da gente. O app Josh é um deles, desenvolvido por Alex Capecelatro, engenheiro formado pela UCLA (Universidade da Califórnia em los Angeles), para permitir aos usuários o controle de diversas funções da casa à distância e a partir da própria voz

Através dele, é possível conectar câmeras e aparelhos do sistema de segurança, irrigadores de jardins, iluminação, termostatos, tomadas elétricas, entre outros. É possível inserir seus comandos em linguagemnatural e o assistente virtual aprende continuamente as preferências dos usuários. No futuro, será possível conectar todos os dispositivoshabilitados para internet desta forma.

O aplicativo baseado no sistema “smart house” foi criado com apoio da Amazon Echo. Segundo Capecelatro, o principal diferencial do Josh é que ele é o primeiro app ativado por voz que permite múltiplas vozes, sotaques e línguas.

O vídeo abaixo, em inglês, traz uma apresentação de como ele funciona:

+ Outros apps semelhantes

 Hive

O Hive é um aparelho que recebe os comandos a partir do smartphone ou tablet para controlar praticamente tudo dentro de casa. Ele é reconhecido como um dos sistemas mais seguros atualmente e é muito simples de usar. Com ele, é possível controlar a garagem, o sistema de alarmes, fechaduras, eletrodomésticos, as luzes e até a música de longe da residência.

Crédito: Kickstarter

WeMo

WeMo, desenvolvido pela Belkin, é um dispositivo pequeno que transforma qualquer coisa que você pode ligar na parede em um dispositivo inteligente. Disponível para iPhone ou Android, é uma ótima opção para quem é mais esquecidinho. Você pode, por exemplo, desligar o ferro de passar roupas ou o ar condicionado, além de programar funções como a cafeteira para o café da manhã, que tal?

wemo josh blog da engenharia
Crédito: Belkin

Esses são só alguns exemplos de como as casas deverão ser high-tech e automatizadas no futuro. Que outra função você gostaria de controlar remotamente? Conte nos comentários.

Fonte: Blog da Engenharia