Alunos de Psicologia da Faculdade Cambury receberam palestra com uma das primeiras psicólogas em Goiás com registro no conselho

Maria Tereza Figueiredo Costa, psicóloga e especialista em psicologia organizacional falou sobre a trajetória da psicologia em Goiás.

Nesta terça-feira, dia 12 de Novembro, os alunos do 1ª período, do curso de psicologia receberam uma das  primeiras psicólogas em Goiás registradas no conselho de psicologia, para falar sobre a trajetória da psicologia em Goiás.  Durante a aula de História da psicologia os acadêmicos receberam informações sobre os desafios da profissão.

Psicóloga-Maria Tereza e profa. Carolina Martins

A disciplina História da Psicologia aborda a história das ideias psicológicas, a psicologia filosófica, ou pré-científica. A constituição da psicologia como ciência: características do contexto social, político e científico e seus impactos nesse processo.

Para o 2ª período, Maria Tereza falou sobre psicometria, a construção instrumento LPE – Levantamento do Perfil Empreendedor, utilizado para análise de perfil de candidatos ao Programa Primeira Empresa, promovido pelo Estado de Goiás em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores de Goiás.

A disciplina Psicometria estuda as técnicas psicométricas no contexto da avaliação psicológica.  Conceito e histórico da psicometria, fundamentação teórica, aplicação e correção de testes psicométricos nos diversos contextos. Elaboração de relatórios e laudos, além dos princípios éticos da utilização de técnicas.

Para a professora das duas disciplinas, Carolina Martins, é importante trazer alguém com  tamanho conhecimento para compartilhar com seus alunos. “A Maria Tereza é uma pessoa muito representativa no estado de Goiás, contribuindo para a psicologia. Então a ideia foi que os alunos pudessem presenciar o que a gente está vendo  na teoria, na prática, e trazendo uma pessoa que passou por todas essas as fases de desenvolvimento da psicologia, tanto no Brasil, quanto em Goiás”, comenta Carolina.

Maria Tereza tem 48 anos de atuação na psicologia, uma das primeiras psicólogas registradas no concelho em Goiás, compartilhou suas histórias e experiências dentro da profissão para os alunos. “Eu estou no ambiente acadêmico o tempo todo e fiquei muito honrada com o convite para falar da minha profissão que amo tanto. Foi uma experiência incrível ver esses jovens tão motivados e interessados em saber sobre a psicologia”, comenta.

Durante a palestra a psicóloga falou sobre a mudança no novo manual de testes usado pelo o psicólogo, segundo ela, o antigo ainda pode ser usado, porque a fundamentação teórica é a mesma, mas as tabelas mudaram. Frisou também, sobre o aumento da depressão e a diminuição da produtividade, lembrando a importância do psicólogo na sociedade. “A psicologia tem tido uma abrangência maior nos dias atuais e maior aceitação, por isso, a necessidade de entender como são as relações pessoais”, conclui, Maria Tereza.

A aluna do 2ª período de psicologia, Sâmela Jordana, gostou da palestra com a psicóloga, Maria Tereza.  “Eu achei muito importante para nós que estamos no início do curso, entender e sentir uma segurança tão forte que ela transmitiu, além de  mostrar como funciona a prática dentro do curso, porque não é fácil.  O curso nos mostra muito até sobre nos mesmos, então a gente sente uma insegurança, por isso é bom ouvir quem passou por tantas histórias”, conclui.

Veja  a galeria de fotos!

PSICOLOGIA É NA CAMBURY!