Alunos da Faculdade Cambury fazem pesquisa de cliente oculto em estabelecimentos de rodízio de pizza em Goiânia

Em parceria com o Observatório do Turismo do Estado de Goiás, os estudantes da disciplina Pesquisa de Mercado do Curso Marketing estão visitando vários estabelecimentos na capital.

O objetivo principal da pesquisa é investigar o segmento de alimentos e bebidas no que se refere prestação dos serviços de Rodízios de Pizza em Goiânia indicados pela Professora Responsável como os melhores pontos de lazer, cultura e gastronomia de Goiânia. A proposta visa conhecer o atendimento prestado aos clientes e de que modo esse atendimento é capaz de gerar vantagens competitivas frente aos demais concorrentes.

A metodologia empregada é por meio da pesquisa de tipo exploratória. A primeira etapa consiste em pesquisa analítica nas redes sociais do empreendimento e seus serviços, a segunda etapa é a vivência da experiência propriamente dita, o estudo de campo, a pesquisa “in loco” como cliente oculto e a terceira etapa o preenchimento do questionário avaliativo de satisfação.

Alunos de marketing fazendo a pesquisa cliente oculto

De acordo com a professora da disciplina, Giovanna Tavares, os alunos estão envolvidos 100% na atividade prática que faz parte do modelo de ensino. “Seguindo as premissas do Novo Modelo de Ensino fiz a proposta da atividade prática que foi muito bem aceita pela  chefe de escola e estudantes. O resultado foi significativo para o desenvolvimento do conhecimento da disciplina Pesquisa de Mercado e os alunos tem um comprometimento impar nessas atividades de campo”, comenta.

A partir da pesquisa de cliente oculto será possível, por meio da classificação de itens específicos de cada tipo de serviço, bem como de diferenciais competitivos oferecidos pelos mesmos, estabelecermos relação entre o grau de satisfação dos clientes dos bares com as vantagens competitivas geradas por empreendimento no mercado. Ao final das análises pretende-se identificar pontos positivos e negativos de cada um dos bares visitados e assim destacar a melhor e pior gestão.

O aluno do 1ª período do curso de marketing, Manoel Italo Faria de Ávila, se sente motivado com a atividade prática. “O ato de colocar em prática tudo que se aprendeu ao longo de um semestre motiva qualquer aluno, que esteja ali por querer e não por obrigação, afinal quando se vê resultado das horas, dedicas ao estudo e preparação, é que vem a empolgação e a vontade de permanecer no curso”, comenta Manoel ao acrescentar ainda as observações anotadas durante a pesquisa nos estabelecimentos. “O que tenho notado é que apesar de todas terem produtos semelhantes, os detalhes trazem a diferença, o diferencial competitivo está nos detalhes, desde atendimento até decoração, sabor da comida, se tem estacionamento, se o banheiro está limpo ou não”, conclui.

Em breve os alunos divulgam o resultado da pesquisa.

Turma de Pesquisa de Mercado do Curso Marketing

SAIBA MAIS SOBRE MARKETING