O que é ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O ENADE é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.
O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
O exame tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados produzem dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, são construídos referenciais que permitem a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
ENADE 2017 já tem data marcada
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) será realizado no dia 26 de novembro às 13h (horário de Brasília). Ao todo serão avaliados estudantes de 34 cursos.
A prova avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, e é obrigatória para obtenção do diploma. O ENADE é aplicado a cada dois ou três anos para cada área de conhecimento.
Este ano, serão avaliados estudantes do curso de Graduação: Gestão da Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação – Faculdade Cambury (Goiânia):
TECNÓLOGO – Gestão da Tecnologia da Informação
Serão inscritos para fazer a prova os alunos ingressantes que tenham iniciado o curso neste ano, os matriculados nos cursos de bacharelado com previsão de término até julho de 2018 e os alunos dos tecnólogos que vão concluir o curso até dezembro deste ano.
Os alunos que não fizerem as provas terão de justificar a ausência. Estão dispensados do ENADE alunos que colarem grau até 31 de agosto e estudantes que estiverem em programas de intercâmbio no exterior na data da prova.
O ENADE NA FACULDADE CAMBURY
Reuniões esclarecem dúvidas sobre o ENADE
A Diretoria de Ensino da Faculdade Cambury, por meio da Coordenação de Ensino, promoveu no mês de setembro/2017, uma série de reuniões com alunos e professores para esclarecimentos sobre Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
De acordo com a Secretária Acadêmica – Jacimara Alves, Chefe de Escola – Keslley e Coordenador de Qualidade e Ensino – Profº. Wilson Mello, as reuniões não foram no formato de uma palestra formal. Na verdade, elas foram um bate-papo para tirar as dúvidas dos professores e dos alunos que vão fazer o exame. O Diretor de Ensino, Prof. Valdir Inácio, afirmou que a proposta de fazer essas apresentações sobre o ENADE surgiu a partir da necessidade de explicar aos docentes e alunos como é essa avaliação, conscientizando-os da importância deste instrumento.
Os principais pontos debatidos foram:
O Prof. Valdir ressalta que o objetivo do ENADE não é avaliar o desempenho individual dos alunos, mas, por meio do desempenho médio dos estudantes, verificar a qualidade dos cursos. Na medida em que um curso não é bem sucedido na avaliação, diminui o conceito da instituição.
“Interessa para a Faculdade Cambury que todos os cursos tenham um bom desempenho. Assim, devemos trabalhar no sentido de que os alunos encarem a prova com seriedade e é para isso que estamos trabalhando com foco”, disse o diretor.
VEJA AS PERGUNTAS CLICANDO AQUI
Antes da prova
Leia jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nas principais avaliações do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.
Tire as dúvidas antecipadamente com os seus professores sobre as questões específicas do seu curso. Dúvidas na hora da prova só aumentam a ansiedade, o que será prejudicial nesse momento.
No dia do Exame
Procure controlar o tempo. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.
Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de resolver alguma questão.
Há quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas gera muitas dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas. Se achar MESMO que alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez.
Preste muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o gabarito. Erro nesse momento é desastroso.
Inicie sua prova pelas questões discursivas, em seguida responda as objetivas.
Questões discursivas
Destine a essas questões um tempo maior, em relação às questões objetivas, pois terá melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas ideias. Para responder corretamente as questões discursivas, você deve:
Questões objetivas
Faça, primeiramente, as questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente, sem muita conta ou muito que pensar. Evite perder tempo com questões que você julgar difícil.
Deixe por último as questões objetivas que tenha dúvidas.
Elimine de início as alternativas que se mostrem estranhas ao assunto enfocado.
Busque as alternativas que apresentem maior coerência com o conteúdo cobrado.