A Escola de Fotografia e Publicidade realizou a Mostra Cambury de Fotografia, Audiovisual e Hipermídia

Entre os dias 28 e 29 de Novembro o evento que aconteceu no Centro de Convivência da Instituição, contou com palestras, workshop, exposição fotográfica, e competição de mostra curtas.

A Mostra Cambury de Fotografia, Audiovisual e Hipermídia faz parte do Novo Modelo de Ensino da Faculdade Cambury e tem como objetivo apresentar os trabalhos dos alunos para a comunidade e trazer pessoas que são referência no mercado de atuação para a integração com os acadêmicos.

Fotografo Fabrício Cardoso

De acordo com o chefe da escola de Fotografia, Murilo Berardo Bueno, é importante a faculdade realizar um evento desse porte para oportunizar a troca de experiência dos alunos com profissionais. “Aqui nesse evento utilizamos as diretrizes do modelo de ensino para mostrar a produção dos alunos e trazer profissionais para compartilhar os conhecimentos e tendências do mercado de trabalho das profissões do curso. Eles podem mostrar o portfólio e fazer contato para possíveis estágios, então permite essa integração, inclusive tem pessoas de fora prestigiando nossos alunos, alunos de outras instituições também”, comenta Murilo ao acrescentar ainda sobre o modelo de ensino da Faculdade Cambury. “O modelo de ensino traz a oportunidade do aluno já no primeiro ano do curso receber uma cerificação onde ele pode trabalhar como produtor fotográfico e audiovisual e, juntamente com essa proposta pedagógica que a Cambury estabeleceu, ele tem essa oportunidade de ter o contato com o mercado de trabalho”, conclui.

O primeiro dia evento foi para exposição dos trabalhos dos alunos, palestras com profissionais renomados no mercado e animação com cosplayers e jogos interativos. O fotografo Fabrício Cardoso, foi o primeiro palestrante do evento e falou sobre “Produção, Composição, e Iluminação Para a Fotografia de Moda”, abordando as tendências do mercado e orientando os acadêmicos sobre os valores do trabalho do fotografo. “Gostei muito do convite, é importante a gente que está no mercado há mais tempo compartilhar um pouco da experiência para a galera que vai entrar, falar tanto da parte boa do trabalho, quanto da parte difícil, eles precisam saber o que vem pela a frente”, comenta.

A segunda palestra foi sobre a “Imagem-Poesia na Escrita de Direção de Arte em Cinema”, com o cineasta e diretor de arte, Benedito Ferreira, que contou sua experiência em filmes e orientou os acadêmicos na construção da imagem e caracterização do filme, segundo ele o filme deve se aproximar o máximo da verdade.  A última palestra do dia foi com a Professora Doutoranda em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás, que falou sobre “Narrativas de Entretenimento e a Estética do RPG Nos Jogos de Videogame”.  Segundo a professora a iniciativa de fazer esse tipo de evento é muito interessante para a formação dos alunos. “Eu achei muito legal a Cambury abrir para esse assunto, que é algo tão parte do nosso cotidiano, mas que nem sempre é estudado, ou falado de maneira cientifica. Então espero ter ajudado o maior número de pessoas entender sobre Jogos, RPG e Narrativas de Entretenimento”.

Alunas premiadas:Patrícia Martins, Rebeca e Marina Alice

A aluna do 3ª período, Thais Rodrigues, ficou muito feliz com o incentivo que o evento proporciona para os acadêmicos. “É muito importante para nossa formação, é um incentivo para termos mais conhecimentos, porque temos esse contato com o mundo lá fora, por meio dos profissionais quem vem aqui compartilhar sua vivência. Eu gosto muito da Cambury porque incentiva muito a gravar os curtas, na produção e edição, então a gente acaba se divertindo nesses eventos”.

O segundo dia do evento começou com um workshop de “Criação de Storytelling e Universo para Hipermídia”, com a doutora em artes visuais, prof. Luciana Hideni. No período noturno foi a apresentação do Mostra Curtas Cambury para a comunidade e os jurados. Ao todo foram nove curtas inscritos e três premiados.

O terceiro colocado foi PASSE UM BATOM OU NÃO, uma produção das alunas Bruna Berwanger e Patrícia Martins, que abordou a questão da beleza e autoestima feminina. O segundo lugar ficou com MADELINE E A POÉTICA DA CIDADE, produção da aluna do 4ª período, Marina Alice. “Foi muito importante participar desse evento, ter a experiência de gravar o curta durante a graduação e ser uma das premiadas. Eu trouxe a história da Madeline, uma menina inquieta com as questões de existência, a relação com a cidade e questões como morte”. O primeiro colocado foi LADO B –MUITO ALÉM DO PRETO E BRANCO, direção do aluno, Artur Pinho.

A Faculdade Cambury é a primeira instituição de ensino superior em Goiás a oferecer curso superior em Fotografia e pós-graduação em cinema. Sem perder o foco na empregabilidade, esses cursos têm contribuído para dinamizar a qualidade da produção audiovisual regional. As obras apresentadas em edições anteriores do Mostra Curtas Cambury foram divulgadas e premiadas em diversos festivais e mostras pelo Brasil.

O aluno egresso do curso de Fotografia da Faculdade Cambury e diretor cineasta, Sandesayon dos Santos, foi um dos jurados. “É muito importante a Cambury colocar os alunos para produzir, testar suas habilidades e já apresentar para a comunidade. É uma honra voltar aqui como jurado e perceber que está evoluindo cada vez mais o ensino e os curtas apresentados. Os alunos estão de parabéns, hoje eu vi curtas de nível profissional e isso é muito para o audiovisual brasileiro”, comenta o jurado.

Veja a galeria de Fotos!

Fotos: Lukas Martins e Sara Mendonça

 

FAÇA FOTOGRAFIA NA CAMBURY!/