A diversidade nas empresas traz quatro benefícios

A diversidade é um tema que está em alta, mas ainda temos a impressão de que esse assunto ocupa um espaço maior de discussão apenas na esfera pessoal ou particular. Mas e quando a diversidade chega às empresas? Como entender essa questão e encontrar seus benefícios?

Algumas empresas ainda têm certa resistência e não conseguem lidar com o novo, encaixando-se na zona de conforto que o conservadorismo propõe. Mas a nossa sociedade tem se mostrado cada vez mais plural, aceitando as diferenças como uma característica inerente à nossa espécie.

Dessa forma, em uma empresa o ambiente de trabalho também é um lugar para conviver com pessoas de outras culturas, etnias, gêneros e opiniões diferentes. Para muitos empregadores, essa questão pode ser um desafio, entretanto, ela pode ser também lucrativa e trazer grandes inovações para uma empresa.

Quer conhecer os benefícios da diversidade em uma empresa? Então, confira os itens abaixo e veja as oportunidades que ela pode lhe oferecer!

1. Traz inovação

A inovação é, sem dúvida, o primeiro benefício que uma empresa pode obter a partir da diversidade. Com uma equipe formada por pessoas diferentes, o estímulo à criatividade aumenta o potencial de criação, possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e serviços para atender um público mais heterogêneo.

Em um estudo da revista  Forbes realizado em 2011 com a participação de 321 grandes empresas, 85% concordaram que a diversidade é essencial para promover a inovação e a força de trabalho, viabilizando uma vantagem competitiva no mercado.

2. Aumento da Produtividade

Uma boa forma de promover novas ideias e aumentar a produtividade é valorizar debates construtivos e interessantes. A diversidade gera novas ideias e opiniões, além de desenvolver nossa capacidade de ensinar e aprender.

Para promover um debate construtivo é preciso agir de acordo com os princípios éticos e lógicos de uma boa comunicação. A intenção é buscar o que há de positivo na ideia do companheiro de trabalho e desenvolvê-la, alterando-a de acordo com as necessidades. E quanto mais debates positivos, maior será a produtividade.

3. Melhora o desempenho financeiro

O desempenho financeiro é outro fator que se desenvolve com a diversidade empresarial. De acordo com a empresa McKinsey, que realizou uma pesquisa com 366 organizações, as companhias que investem em diversidade têm mais propensão (de 15% a 35%) a ter um retorno financeiro acima da média nacional da indústria.

Portanto, lideranças diversificadas apresentam uma melhor performance inovadora e, consequentemente, financeira.

4. Beneficia a imagem empresarial

As empresas que investem na diversidade projetam uma imagem moderna, de responsabilidade social e igualdade de oportunidades, aspectos muito valorizados pelos consumidores.

Viu como a diversidade nas empresas só traz benefícios para uma organização, mantendo-a atualizada para alcançar diversos públicos?

Fonte: blog.tenhaumaeidea.com.br

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS