7 Dicas de como se Destacar no Mercado Contábil

Que a Contabilidade tem se tornado cada vez mais inovadora e adotado tecnologias a seu favor, é inegável. Com isso, as empresas e organizações têm percebido e entendido que a presença de um profissional, capaz de zelar pela “saúde” financeira e econômica dos empreendimentos, é indispensável, se tornando um destaque no mercado contábil.

A grande questão é se, diante de tantos avanços na área, do aumento da demanda por profissionais capacitados e do uso de novas tecnologias, o mercado contábil tem recebido profissionais preparados para enfrentar os desafios que envolvem a profissão e as necessidades das empresas?

Partindo para uma análise geral, a resposta é não. E os problemas começam na própria graduação, que não consegue formar um profissional preparado para encarar um mercado tão competitivo como o da contabilidade. Isto ocorre, porque a rotina prática do dia a dia se distancia das questões acadêmicas. É preciso alinhar a prática à teoria.

Como deve ser a postura de um profissional iniciante?

Abaixo estão alguns pontos que cabem a qualquer tipo de profissional, seja ele iniciante ou veterano. São questões que têm a ver com o perfil profissional:

– Como já citado, o contador deve ser muito proativo;

– Ele precisa entender das tecnologias para que sua performance na empresa melhore;

– O profissional precisa ser capaz de assumir responsabilidades e gerar resultados. As empresas não querem colaboradores que não dão retorno.

7 dicas para ser o destaque do mercado contábil

E para auxiliar aqueles que estão atravessando a porta de entrada para o mercado de trabalho, se atente às dicas:

1. Não pare de estudar!

Se capacite! Invista na formação continuada e não pare de estudar e se atualizar sobre as inovações da contabilidade.

2. Adquira conhecimentos diversos

Para além dos conteúdos e temas da contabilidade, o mercado pede por profissionais que dominem também conhecimentos multidisciplinares, como liderança, gestão de pessoas, direito, economia, dentre outros.

3. Faça da tecnologia a sua aliada

Utilize as tecnologias para melhorar sua performance e o seu desempenho, ou seja, use todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para potencializar o seu trabalho.

4. Desistir jamais!

Tenha muita dedicação e esforço. Não desista de mostrar o seu potencial na empresa que for trabalhar. Vista a camisa da empresa e conquiste o seu espaço.

5. Seja humilde para reconhecer as suas falhas

Ter humildade para reconhecer os seus erros é algo muito importante, pois leva a superá-los e a melhorar, se aperfeiçoando cada vez mais.

6. Seja um ótimo comunicador!

É preciso saber se comunicar com as outras pessoas, escrever bem, falar bem, pois isso faz diferença na atuação dos contadores.

7. Experiência nunca é demais!

Se você conseguir estágio já no primeiro semestre da faculdade, agarre essa chance! Busque estar na área o mais cedo possível, atuando, praticando estágios e outras atividades relacionadas à contabilidade. Deixar de adquirir experiências pode comprometer a sua atuação no mercado de trabalho.

Fonte: Fortes Tecnologia

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPD – Estude agora e pague depois, Clique no banner