5 passos para organizar uma festa junina

Que tal um arraial repleto de quitutes típicos, com direito a quadrilha e muito forró? É possível, desde que tudo seja planejado com antecedência. Além disso, siga essas 5 dicas e coloque a festança em prática:

1) Decoração

Para que o ambiente fique convidativo, não podem faltar bandeirinhas e balões para enfeitar. Na mesa das guloseimas, disponha uma toalha xadrez acompanhada de retalhos coloridos. Chapéus de palha e sacos de juta podem servir de travessas. Saber o tamanho do espaço é importante para poder calcular quantos metros de bandeirinha serão necessários e também a quantidade de balões, que podem ser colocados com distância de 1,5 m um do outro.

2) Convidados

Por ser um evento informal, o convite impresso é desnecessário. De forma simples, crie um evento no Facebook ou mesmo no WhatsApp para que você tenha ideia do número de pessoas que comparecerão. Convidar por meio de ligação telefônica também é válido.

Até quantas pessoas devo convidar? Essa é sempre uma dúvida recorrente. Tenha sempre em mente que você pode convidar um pouco mais do que o espaço comporta, mas não muito. Por exemplo, 35 pessoas, esperando a presença de 28 a 30.

3) Música

Arraial que se preze precisa de música para animar. As opções tradicionais de festa junina, como Pula a FogueiraOlha Pro Céu e Capelinha de Melão, sempre fazem sucesso. Monte uma lista com várias e deixe o som rolando até o sol raiar.

4) Comidas 

Milho, pipoca, cachorro-quente, pamonha e bolo de milho. Nossa dá água na boca só de pensar! Para que não falte nada divida a tarefa de preparo das delícias com os convidados. Com a confirmação de presença, pode-se montar a lista do que vai ser necessário.

Para evitar o desperdício escolha em torno de sete pratos salgados e sete doces. O cálculo da quantidade pode ser feito por pessoa, por exemplo, dois espetinhos, dois sanduíches de carne louca ou cachorro-quente, meio milho, uma porção de caldos ou cremes, 100 g de bolo. Um detalhe importante: quanto mais jovens, mais tem que ter comida e bebida, porque consomem mais. Ah, normalmente, homens comem mais que mulheres.

5) Quadrilha

Quer uma quadrilha para animar a festa? Avise os convidados e os convide para irem vestidos a caráter. Monte os pares na hora, com quem topar participar. Leve um roteiro escrito, com frases como “Olha a cobra! É Mentira!”. Se for um ambiente grande e aberto, como uma chácara, o microfone é bem-vindo para que todos possam escutar as instruções.

Fonte: Terra

CONHEÇA O CURSO DE EVENTOS