5 dicas para fotografar com luz natural

Por Amanda Costa

“Não existe definição para a arte. Criar com luz natural é um processo que achei melhor” (Antônio Marcos Brasiliense).

A arte de fixar a imagem de qualquer objeto ou realidade através de sensor digital ou película com o auxílio da luz é o conceito de fotografia. Cada profissional faz escolhas tanto para imprimir sua identidade, quanto para facilitar o meio de campo, em sua jornada fotográfica. A semana de Fotografia Cambury contou com a participação de um dos maiores fotógrafos de Goiânia, que optou pela luz natural em seus trabalhos. O nome dele é Antônio Marcos Brasiliense.

Ele era envolvido com fotografia desde criança, por influência do pai. Nessa época o que ele gostava mesmo era a música. Cursou arquitetura e com o tempo passou a ter contato com a fotografia de arte social. “Ela era muito quadradinha e quando vi que era possível criar uma situação interessante e a pessoa querer guardar”, explica o momento do despertar para a fotografia.

“Fotografia pra mim é isso eu acordo querendo fotografar e durmo pensando em fotografia. Eu adoro fotografar, quando não estou fotografando eu estou vendo fotos na internet, dando palestra ou marcando curso”, disse Antônio Marcos Brasiliense.

A principal dica que ele dá para os que pretendem seguir carreira na fotografia é absorver tudo sobre arte.  “Eu gosto de luz natural, então tenho que estudar qual a lente devo utilizar, quais horários são interessantes e que tipo de fotografia eu quero fazer”, explica.

Que tal fotografar com o uso da luz natural?  

Fotos: Antônio Marcos Brasiliense

Difusor

Dependendo do local que for fotografar por volta das 10h até 15h, o difusor é uma boa pedida. Assim, a luz natural não será mais tão dura e direta, o que resultará em sombras mais suaves e agradáveis.

Luz contra

A luz contra é uma luz posicionada em posição oposta à luz principal e à câmera. Tem a função de dar mais volume ao assunto e de recortá-lo do fundo, gerando assim mais profundidade na foto. Com luz natural, posicione o assunto entre a luz do sol e a câmera para resultar um contorno bem interessante nas fotos.

Golden Hour 

Um horário legal para fotografar pessoas é durante o chamado “Golden Hour”, que é o intervalo de mais ou menos 1 hora antes e depois do nascer ou pôr-do-sol. Nesse horário, o sol está baixo, ou seja, teremos uma iluminação mais suave, não tão direta, proporcionando sombras e brilhos interessantes, além de uma temperatura mais quente.

Efeito Bokeh

Esse efeito em fotografias é aquele super desfoque com alguns círculos no fundo. Porém, não é todo fundo desfocado que resulta esse efeito: essas “bolinhas” são, na verdade, pontos de luz desfocados, o que geram esses desenhos.

Flare

O Flare (ou Lens Flare) é um defeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Esse defeito causa certas manchas de luz, em formas circulares ou hexagonais.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

 

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner