5 Ações Efetivas de Marketing

O marketing é um dos pilares de um empreendimento e, com todas as transformações do mundo e as pessoas cada vez mais conectadas à internet, você já deve ter percebido que a maior parte de sua audiência se encontra online (e, quem sabe, até mesmo todo seu público).

Por causa disso, é cada vez mais comum vermos o marketing digital como parte principal das ações de marketing de um negócio.

Independentemente se seu negócio está começando agora ou se já tem mais tempo, é sempre interessante inovar e procurar estratégias para divulgar ainda mais sua marca.

Para te ajudar com isso, vamos mostrar 5 ações de marketing estratégicas que você pode colocar em prática a partir de agora para aumentar a visibilidade de seu negócio.

1. Ações com influenciadores digitais

Influenciadores digitais são pessoas que possuem autoridade em um determinado assunto e são contratados pelas empresas para auxiliá-las em suas ações de marketing.

Essa tática tem dado certo principalmente com os millennials, pessoas nascidas pós 1980 e consumidores assíduos da internet, que não são mais atingidos pelas ações da publicidade tradicional. Ao contrário, eles valorizam atitudes políticas, se posicionam e querem consumir conteúdo de quem pensa como eles.

Por isso, o papel do influenciador digital está em atingir o coração desse público com informações que sejam realmente procuradas por eles.

Então, criar ações de marketing com esses influenciadores apresentando sua marca para os seguidores deles é uma ótima maneira de conseguir resultados reais de divulgação e, consequentemente, vendas.

2. Funil de e-mail marketing

O funil de e-mail marketing ou é uma maneira de engajar seu cliente durante o processo de compra.

Essa estratégia é focada no entendimento de todas as etapas pelas quais as pessoas passam até adquirir um bem, desde a necessidade até o fechamento da venda.

O funil de e-mail marketing passa pelas seguintes fases:

– Descoberta (topo de funil): essa etapa acontece quando seu público ainda não sabe que tem uma dor ou um problema. Portanto, durante essa etapa, ele irá descobrir o problema que tem;

– Conscientização (meio de funil): nessa etapa, há uma busca de informações que ajudem na definição exata do problema e mostrem soluções para resolvê-lo;

– Consideração (fundo de funil): aqui, seu provável cliente está avaliando as opções de solução e fornecedores para resolver o problema que ele já sabe que tem;

– Decisão: nessa fase, já houve a decisão de compra e a pessoa sabe quem será fornecedor, o produto ou serviço que ele utilizará para resolver seu problema.

Esse processo deve ser aplicado com cada pessoa que entrar em contato com seu negócio, pois ele permite que seu público se interesse por sua empresa de uma maneira natural.

Para que isso ocorra, é necessário alimentar sua audiência com conteúdos interessantes e gratuitos, para que o engajamento do público seja genuíno.

Uma ação de marketing efetiva para isso é o envio sistemático de e-mails marketing com informações relevantes.

Além de melhorar seu posicionamento como uma referência na área que você atua, essa é uma forma eficiente de mostrar para seu lead que você se importa com ele, já que você entrega exatamente o que ele precisa. Assim, quando a pessoa chegar na fase da decisão, ela provavelmente procurará sua empresa para ajudá-la.

3. Posts patrocinados

Uma das ações de marketing que gera muitos resultados é .

Se você está nas mídias sociais, é possível conhecer e interagir de maneira direta com seu público para construir sua imagem nessas redes.

Uma pesquisa feita pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) apontou que 38% dos brasileiros já fazem compras online a partir de posts patrocinados, e 54% seguem suas marcas com o intuito de compartilhar suas experiências de compra nelas.

Com esses dados, você percebe que é preciso estudar seu público de interesse para segmentá-lo e, assim, investir em posts patrocinados de forma assertiva.

Uma dica aqui é escolher bem qual post você irá patrocinar.

Opte por publicações que tenham potencial para repercutir e ajudar na decisão de compra. Depois disso, faça alguns testes e verifique qual post gerou mais engajamento.

4. Landing page

Em uma tradução literal, landing page significa página de aterrissagem. No contexto do marketing digital, essa é uma página criada com o objetivo de converter os usuários em leads ou compradores, geralmente, trocando informações relevantes pelos dados desse público.

5. Blog atualizado

Manter seu atualizado com um conteúdo que seja relevante para seu público de interesse pode ser uma ação de marketing poderosa para gerar engajamento.

Ao atualizar seu blog, ele se tornará relevante, e pode se tornar uma referência nos assuntos que você aborda. Isso motivará seus visitantes a voltarem frequentemente em busca de mais informações e, posteriormente, eles podem se interessar em conhecer seu produto ou serviço.

Uma das maiores vantagens do blog é que, nele, você terá a oportunidade de trocar ideias, tirar as dúvidas e receber feedbacks de sua audiência. Assim, você entenderá melhor quais são as dores dessas pessoas e o que você ainda precisa abordar para ajudá-las.