30 anos da Constituição Federal Brasileira em formato de livro

Pesquisadoras da Faculdade Cambury lançam livro sobre os 30 anos da Constituição Federal Brasileira na terça-feira, (4/12). O evento é aberto ao público e vai acontecer a partir das 19h30 no auditório Eli Alves Forte da OAB-GO.

A Constituição Brasileira completou três décadas de existência no mês de outubro. Em seus 250 artigos mais 114 disposições transitórias guarda o mérito de ter assegurado o maior período de estabilidade democrática da história política do Brasil. O assunto é destrinchado na obra: “30 anos da Constituição Federal Brasileira – conquistas e desafios para a Construção de um Estado Democrático de Direito” que será lançada na sede da OAB-GO. São vários autores, dentre eles a professora Caroline Vargas Barbosa e a Maria Cristina Vidotte. Ambas dão aula para o curso de Direito da Cambury.

“Participar de um projeto desses é uma experiência ímpar. Estar entre pesquisadoras goianas com a responsabilidade de representar as mulheres da Constituinte de 1988 assevera o local de fala das mulheres e o avanço da mulher no espaço da pesquisa acadêmica e a necessidade de cada vez mais espaço”, afirma Caroline Vargas.

As professoras Maria Cristina Vidotte e Caroline Vargas Barbosa

Sobre a expectativa do lançamento do livro, as autoras estão felizes e orgulhosas com o resultado final.  Para elas; apresentar esse trabalho para a sociedade goiana e brasileira é compartilhar as mais diversas visões. E, esperar muitas outras reflexões.

O livro

A obra é constituída de 13 artigos escritos por 23 mulheres. É uma homenagem aos 30 anos da Constituição Brasileira e foi prefaciado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que foi uma das constituinte.

O trabalho é dividido em três partes, a primeira trata da “Hermenêutica Constitucional e Instrumentos de Proteção e Estabilidade da Ordem Constitucional”. A segunda parte é sobre os “Direitos Individuais e Sociais”. Por fim, na parte três, estão os artigos que debatem os “Direitos Fundamentais Socioambientais”.

O livro é Inter e transdisciplinar com um viés crítico e sob uma visão humanista feminina, como a hermenêutica constitucional, controle de constitucionalidade, o caso da intervenção federal no Rio de Janeiro, direito à honra e à imagem, princípio da dignidade da pessoa humana, seguridade social, reforma agrária, gestão das águas, entre outros assuntos.

SERVIÇO: Lançamento do livro “30 anos da Constituição Federal Brasileira”

Data: 4 de dezembro;

Horário: 19h30;

Local: Auditório Eli Alves Forte;

End.: 1.121, nº 200, Setor Marista (Sede da OAB-GO);

Informações: (62) 3235-6500.

DIREITO

Conheça o programa exclusivo da Cambury EPF – Estude agora e pague depois de Formado, Clique no banner